RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA UFPE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26385Mots-clés :
Expressão Gráfica. Prática Pedagógica. Ressignificação. TIC’s.Résumé
Durante a pandemia da Covid-19, vários aspectos que envolvem a manutenção e a efetivação da educação foram postos em destaques e promoveram diversas discussões. Além da dificuldade dos estudantes em terem acesso às tecnologias da informação e comunicação, surge também o desafio da docência que, a partir das suas experiências no formato presencial, necessitam transpor sua didática e metodologia para o ensino virtual. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado em três disciplinas da área da Expressão Gráfica, sendo elas: Geometria Gráfica Bidimensional e Metodologia de Ensino em Expressão Gráfica - Desenho Técnico, ministradas no curso da Licenciatura em Expressão Gráfica e, Sistemas de Representação 1: projeções cilíndricas, ministrada para o curso de Design, ofertadas no semestre suplementar com aulas remotas, na Universidade Federal de Pernambuco. As disciplinas foram realizadas por docentes distintos, a partir da utilização da internet e da cultura digital, através da comunicação síncrona e assíncrona. Apontamos como resultado, dessas experiências didáticas, a construção de novos saberes atrelados a uma nova prática pedagógica, promovidos pelo uso das tecnologias, pelas mediações, além de todo o planejamento e organização dos assuntos empregados nas disciplinas em questão. Percebemos que o desenvolvimento cognitivo, a organização do aluno e do professor foram desafios que trouxeram resultados relevantes.Références
GALVÃO, Thyana Farias. Ressignificando a profissão do Licenciado em Expressão Gráfica ou por onde anda meu Professor de Desenho? Graphica: XIII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design (13.:2019:Rio de Janeiro).
MILL, Daniel; SILVA, Claeton Pedro Ribeiro da. Aprendizagem da docência para educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. Em Rede - Revista de educação à distância, v.05, 2018.
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo. Portal G1, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml>. Acesso em 03 out. 2020.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.