A estratégia nacional de educação financeira na perspectiva do ciclo de políticas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i32.32213Palabras clave:
Políticas Públicas; Ciclo de Políticas; Educação Financeira.Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, sob a perspectiva do Ciclo de Políticas, contemplando os cinco contextos para análise, sendo eles: de influência, de produção de texto, da prática, dos resultados/efeitos e da estratégia política. Como metodologia, o modelo de análise do ciclo de políticas foi utilizado, seguindo um roteiro de questões para os cinco contextos. As análises foram feitas com base em documentos disponibilizados pela Associação de Educação Financeira do Brasil e pelo Banco Central do Brasil. Como resultados, foi possível analisar todos os contextos do ciclo de políticas tocantes à Estratégia Nacional de Educação Financeira e identificar que a mesma se constitui na forma de uma política pública que reafirma os interesses do mercado financeiro e os insere no contexto escolar, embora com reduzida abrangência e representatividade nos primeiros dez anos desde a sua criação.
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