Desejo e necessidade e as linguagens da instauração política em Maquiavel
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v3i6.534Palabras clave:
desejo, necessidade, fundação política, MaquiavelResumen
A instauração política na ótica de Maquiavel é explicada por duas forças principais: o desejo e a necessidade. A característica essencial do desejo humano é a imoderação e desmedida interna. O desejo é sempre particular e tem em vista o interesse próprio. Isso levanta o problema de saber como é possível a existência de uma forma de vida na qual os indivíduos renunciem à guerra aberta dos desejos e se submetam a finalidades comuns. A necessidade, por seu lado, aparece ao homem como um imperativo cuja natureza não é moral, mas política. A ação política é regulada por leis gerais que determinam a ação do homem de Estado em vista do êxito. A fundação do Estado é um verdadeiro ato criador, pois não há um arranjo na natureza garantindo o empreendimento. Assim, compreender que o homem se move pelo desejo anárquico que o habita e que a regulação desse desejo dá-se pela necessidade é admitir a impossibilidade de uma idade de ouro na qual cessaria todo reino da necessidade exterior.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.