Desejo e necessidade e as linguagens da instauração política em Maquiavel
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v3i6.534Mots-clés :
desejo, necessidade, fundação política, MaquiavelRésumé
A instauração política na ótica de Maquiavel é explicada por duas forças principais: o desejo e a necessidade. A característica essencial do desejo humano é a imoderação e desmedida interna. O desejo é sempre particular e tem em vista o interesse próprio. Isso levanta o problema de saber como é possível a existência de uma forma de vida na qual os indivíduos renunciem à guerra aberta dos desejos e se submetam a finalidades comuns. A necessidade, por seu lado, aparece ao homem como um imperativo cuja natureza não é moral, mas política. A ação política é regulada por leis gerais que determinam a ação do homem de Estado em vista do êxito. A fundação do Estado é um verdadeiro ato criador, pois não há um arranjo na natureza garantindo o empreendimento. Assim, compreender que o homem se move pelo desejo anárquico que o habita e que a regulação desse desejo dá-se pela necessidade é admitir a impossibilidade de uma idade de ouro na qual cessaria todo reino da necessidade exterior.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.