Silvio Romero: crítico e historiador da literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v3i6.540Palabras clave:
crítica literária, cientificismo, sociedade brasileiraResumen
Este artigo trata do papel exercido pela crítica literária no final do século XIX, através da obra de Silvio Romero. O autor da História da Literatura Brasileira - publicada em 1888 - pretendeu compreender não apenas a produção literária, mas a própria sociedade brasileira. O autor, em conformidade com boa parte do espírito intelectual de seu tempo, deixou-se influenciar notavelmente pelo cientificismo, considerando-o uma conquista intelectual da modernidade. A partir dessas referências, o autor buscou construir uma interpretação da literatura e do próprio país, onde dois horizontes hermenêuticos se faziam notar: o beletrismo e o nacionalismo. Em função da atmosfera beletrista, Romero abordou não apenas poetas e romancistas, mas também historiadores, economistas, oradores, moralistas. A busca exasperada pela nacionalidade foi explícita e proclamada como um mérito em si mesmo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.