Silvio Romero: crítico e historiador da literatura brasileira
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v3i6.540Mots-clés :
crítica literária, cientificismo, sociedade brasileiraRésumé
Este artigo trata do papel exercido pela crítica literária no final do século XIX, através da obra de Silvio Romero. O autor da História da Literatura Brasileira - publicada em 1888 - pretendeu compreender não apenas a produção literária, mas a própria sociedade brasileira. O autor, em conformidade com boa parte do espírito intelectual de seu tempo, deixou-se influenciar notavelmente pelo cientificismo, considerando-o uma conquista intelectual da modernidade. A partir dessas referências, o autor buscou construir uma interpretação da literatura e do próprio país, onde dois horizontes hermenêuticos se faziam notar: o beletrismo e o nacionalismo. Em função da atmosfera beletrista, Romero abordou não apenas poetas e romancistas, mas também historiadores, economistas, oradores, moralistas. A busca exasperada pela nacionalidade foi explícita e proclamada como um mérito em si mesmo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.