A meritocracia na educação escolar brasileira
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v12i22.20121Mots-clés :
Meritocracia, Avaliação, Ensino públicoRésumé
O presente artigo trata sobre a questão da meritocracia nas escolas públicas, bem como os problemas atrelados ela. Além disso, também realizamos uma abordagem quanto aos meios utilizados rotineiramente nas escolas que perpetuam essa prática, visando não só discutir a questão da meritocracia escolar, mas também compreender qual é o real impacto dessa na formação dos alunos das escolas públicas brasileiras. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica buscando trabalhos relacionados ao tema com os descritores “meritocracia escolar” e “escola pública”, em português e em inglês, nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, além de buscarmos livros relacionados ao assunto, com o objetivo de conceituar os termos relacionados, de forma a possibilitar uma análise crítica quanto ao ensino público brasileiro. Com isso, foi possível compreendermos o quão prejudicial a meritocracia é ao ensino brasileiro e também o porquê é preciso uma reforma social para que essa cultura deixe de ser uma realidade.
Références
CARVALHO, Marília Pinto de. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 185-193, 2003.
DE ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Avaliação escolar: além da meritocracia e do fracasso. Cadernos de Pesquisa, n. 99, p. 16-20, 1996.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, p. 379-404, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 20 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação: exclusão ou inclusão? EccoS Revista Científica, v. 4, 2002, p. 43-59.
SANTOS, Franciele Soares dos. Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista. 2016. 223 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
SILVA, Max Ronaldo da. A meritocracia como fator de estímulo no desempenho da educação brasileira: problematizações e novas possibilidades. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
VALLE, Ione Ribeiro; RUSCHEL, Elizete. Política educacional brasileira e catarinense (1934-1996): uma inspiração meritocrática. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 3, p. 73-92, 2010.
VIEIRA, Cecilia Maria et al. Reflexões sobre a meritocracia na educação brasileira. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, p.316-334, 2013
WIEDERKEHR, Virginie et al. Belief in school meritocracy as a system-justifying tool for low status students. Frontiers In Psychology, [s.l.], v. 6, 2015. Frontiers Media SA.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.