Projeto temático em perspectiva CTS e Freireana: momentos pedagógicos e as relações entre alimentação e sociedade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31983

Palabras clave:

Projeto Temático; Momentos Pedagógicos; Alimentação e Sociedade.

Resumen

Neste trabalho, socializamos o desenvolvimento de um Projeto Temático intitulado “A arte de cultivar: explorando plantas alimentícias e seus processos históricos, científicos e produtivos", com estudantes de um Curso de Pedagogia de uma universidade federal, na disciplina de Ensino de Ciências. Com base na metodologia dos Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), mobilizamos diferentes saberes interdisciplinares, integramos habilidades da Base Nacional Comum Curricular, bem como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Ao analisarmos os efeitos da metodologia e das estratégias utilizadas, concluímos que o desenvolvimento do projeto indica possibilidades de investirmos cada vez mais em propostas e atividades que engajem futuros professores em formação inicial, com ênfase no Ensino de Ciências.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BUSH, V. Science, the endless frontier. In: Science, the Endless Frontier. Princeton University Press, 2020.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO; M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed.— São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005b.

FREIRE, P.; FREIRE, A. M. A.; OLIVEIRA, W. F. de. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Por uma imagem não deformada do trabalho científico. In: Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p.125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 25 set. 2023.

GÜLBAHAR, Y.; TINMAZ, H. Implementing project-based learning and e-portfolio assessment in an undergraduate course. In: Journal of Research on Technology in Education, v. 38, n. 3, p. 309-327, 2006. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ728907.pdf Acesso em: 25 set. 2023.

OLIVEIRA, L. V. de; PIMENTA, A. C. Tópicos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Anápolis: IFG, 2019. Disponível em: https://acesse.one/fVcvz Acesso em: 25 set. 2023.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. In: Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 71-84, 2007.

SANTOS, B. D. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. In: Epistemologias do Sul, p. 637-637, 2010.

YASTIBAS, A. E.; YASTIBAS, G. C. The use of e-portfolio-based assessment to develop students’ self-regulated learning in English language teaching. In: Procedia-social and behavioral sciences, v. 176: 3-13, 2015. Disponível em: https://l1nq.com/gaDrg Acesso em: 26 set. 2023.

Publicado

20-12-2023

Cómo citar

GEREMIAS, B. M.; OLIVEIRA, G. B. Projeto temático em perspectiva CTS e Freireana: momentos pedagógicos e as relações entre alimentação e sociedade. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 83–102, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31983. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31983. Acesso em: 16 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê