A MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO MÉTODO ADEQUADO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23531Palavras-chave:
Globalização, Protagonismo infanto-juvenil, Mediação EscolarResumo
Resumo: O presente trabalho tem como perspectiva refletir as transformações na sociedade contemporânea, analisando a mediação como método adequado de solução dos conflitos na comunidade escolar. Para tanto, parte-se da perspectiva de que o diálogo seja um dos fatores geradores da conflituosidade infanto-juvenil. Tem-se como objetivo analisar a aplicabilidade da mediação escolar como instrumento adequado de pacificação social capaz de desenvolver a habilidade de tornar-se os participeis protagonistas na solução do conflito, contribuindo para um melhor relacionamento institucional e social. Para tanto, observa-se as mudanças advindas do mercado mundial e suas consequências em setores fundamentais dos Estados Nacionais, flexibilizando as relações de trabalho, fragilizando as garantias sociais, alterando as estruturas sociais e restringindo a atuação do poder hegemônico do Estado-nação na regulação e na proteção social de seus cidadãos. Procura-se analisar o instituto da mediação como meio adequado de solução de conflitos e sua capacidade de promover o protagonismo através da autonomia da vontade. Conclui-se que a mediação escolar é o instrumento mais adequado de pacificação social, para o desenvolvimento de resiliência e do protagonismo infanto-juvenil, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos com maior capacidade de solução de conflitos do cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.