A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GINÁSTICA PARA TODOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Vivianne Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí https://orcid.org/0000-0001-8291-8867
  • Renata Machado de Assis Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí
  • Caroline Rodrigues Lopes Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.18275
Agências de fomento
Programa de Licenciatura (PROLICEN)/Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação física, ginástica para todos, formação profissional

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a viabilidade de uma proposta pedagógica da prática da ginástica para todos (GPT) nas escolas municipais de Jataí, Goiás, por meio da realização de um curso de GPT para os professores da rede municipal. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários com perguntas abertas aos professores participantes, aplicados no início e final do curso. O curso foi elaborado com aulas práticas e teóricas, abrangendo os seguintes conteúdos: os fundamentos básicos da ginástica, a GPT como conteúdo da Educação Física escolar, construção de materiais alternativos para as aulas de GPT, e metodologia de ensino da GPT no âmbito escolar. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, o que possibilitou estabelecer três categorias de análise: 1) a ginástica enquanto conteúdo das aulas de educação física e a ginástica para todos; 2) dificuldades encontradas para a inserção da ginástica nas aulas; 3) avaliação do curso e da experiência com a GPT. Constatou-se o não conhecimento da GPT por parte dos professores, assim como a falta de material para a prática da ginástica na escola. Nesse sentido, o curso contribuiu no que se refere à sugestão e à construção de materiais alternativos, oferecendo novas formas de estruturação do conhecimento, auxiliando e orientando os docentes no trato com o conteúdo da ginástica escolar.

Biografia do Autor

Vivianne Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Vivianne Oliveira Gonçalves é Doutora em Atividade Física e Ciências do Desporto pela Universidad de Castilla-La Mancha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e docente dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.


Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Renata Machado de Assis é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e docente dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí.

Caroline Rodrigues Lopes, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí. Bolsista Prolicen.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

GONÇALVES, V. O.; DE ASSIS, R. M.; LOPES, C. R. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA GINÁSTICA PARA TODOS NO ÂMBITO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.18275, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.18275. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18275. Acesso em: 26 abr. 2024.