TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA VOZ DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Cleci Werner da Rosa, Felipe Soso, Luiz Marcelo Darroz

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo realizado com professores de Física da rede estadual de ensino na cidade de Passo Fundo, RS, Brasil. A investigação deteve-se em analisar o modo como os professores de Física que atuam no Ensino Médio concebem e utilizam as tecnologias digitais em suas aulas e de que forma julgam que elas representam uma potencialidade para a aprendizagem. Inicialmente, explicita-se como as tecnologias digitais estão presentes na vida de todos os indivíduos e como esses recursos provocaram profundas mudanças no mundo moderno e contemporâneo. Em seguida, apresentam-se as colocações de vários pesquisadores em educação que apontam para a potencialização do ensino por intermédio da utilização das tecnologias digitais. Analisando a fala de dez professores de Física e dialogando com a literatura especializada, foi possível perceber aspectos cotidianos da prática pedagógica quanto à utilização de tecnologias digitais em sala de aula. Apesar de todos os entrevistados terem se posicionado a favor da utilização desses recursos em benefício do processo de ensino e aprendizagem, houve discrepâncias acerca de sua efetiva inclusão na escola.

Palavras-chave

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Ensino de Física;Ferramenta didática

Texto completo:

PDF