TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA VOZ DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18823Parole chiave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Física, Ferramenta didáticaAbstract
O presente artigo apresenta um estudo realizado com professores de Física da rede estadual de ensino na cidade de Passo Fundo, RS, Brasil. A investigação deteve-se em analisar o modo como os professores de Física que atuam no Ensino Médio concebem e utilizam as tecnologias digitais em suas aulas e de que forma julgam que elas representam uma potencialidade para a aprendizagem. Inicialmente, explicita-se como as tecnologias digitais estão presentes na vida de todos os indivíduos e como esses recursos provocaram profundas mudanças no mundo moderno e contemporâneo. Em seguida, apresentam-se as colocações de vários pesquisadores em educação que apontam para a potencialização do ensino por intermédio da utilização das tecnologias digitais. Analisando a fala de dez professores de Física e dialogando com a literatura especializada, foi possível perceber aspectos cotidianos da prática pedagógica quanto à utilização de tecnologias digitais em sala de aula. Apesar de todos os entrevistados terem se posicionado a favor da utilização desses recursos em benefício do processo de ensino e aprendizagem, houve discrepâncias acerca de sua efetiva inclusão na escola.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.