TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA VOZ DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18823Mots-clés :
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Física, Ferramenta didáticaRésumé
O presente artigo apresenta um estudo realizado com professores de Física da rede estadual de ensino na cidade de Passo Fundo, RS, Brasil. A investigação deteve-se em analisar o modo como os professores de Física que atuam no Ensino Médio concebem e utilizam as tecnologias digitais em suas aulas e de que forma julgam que elas representam uma potencialidade para a aprendizagem. Inicialmente, explicita-se como as tecnologias digitais estão presentes na vida de todos os indivíduos e como esses recursos provocaram profundas mudanças no mundo moderno e contemporâneo. Em seguida, apresentam-se as colocações de vários pesquisadores em educação que apontam para a potencialização do ensino por intermédio da utilização das tecnologias digitais. Analisando a fala de dez professores de Física e dialogando com a literatura especializada, foi possível perceber aspectos cotidianos da prática pedagógica quanto à utilização de tecnologias digitais em sala de aula. Apesar de todos os entrevistados terem se posicionado a favor da utilização desses recursos em benefício do processo de ensino e aprendizagem, houve discrepâncias acerca de sua efetiva inclusão na escola.
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