A INTERVENIÊNCIA DOS CONCEITOS COTIDIANOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriane Cenci
  • Fabiane Adela Tonetto Costas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3989

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem, conceitos cotidianos, escola

Resumo

Propomos aqui uma reflexão acerca do que Vygotsky teorizou sobre conceitos cotidianos, buscando estabelecer relações com as dificuldades de aprendizagem. A perspectiva adotada compreende os conceitos cotidianos como aqueles desenvolvidos a partir de vivências, da observação do mundo ao redor que se formam a partir das propriedades perceptivas, funcionais ou contextuais de seu referente. Antes de ingressar na escola a criança compartilha diversas dessas aprendizagens; entretanto, esse conhecimento cotidiano é pouco valorizado na escola. Assim, compreendemos que no embate entre o que a escola espera, exige, e o que o aluno traz de sua história pessoal e de seu meio sócio-cultural produz-se, muitas vezes, o que se passou a denominar dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

11-04-2011

Como Citar

CENCI, A.; COSTAS, F. A. T. A INTERVENIÊNCIA DOS CONCEITOS COTIDIANOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.3989. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3989. Acesso em: 26 abr. 2024.