O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS NOVAS DCNEM
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.9290Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, DCNEM, Ensino Médio.Resumo
A partir de 2008 a Sociologia passou a figurar como disciplina obrigatória em todas as séries do Ensino Médio no Brasil, gerando um debate que vinha sendo fomentado ao menos desde a publicação da LDB em 1996, e acompanhado por campanhas de reintrodução da disciplina no currículo escolar. Essa ciência foi relegada a um conhecimento que deveria ser lecionado de forma “interdisciplinar” em outras disciplinas, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1998, o que na prática implicou na negação do espaço dessa disciplina no currículo, com a publicação das novas diretrizes em 2012 o lugar dessa ciência na escola passa a ser alterado, ao menos no que diz respeito a forma como ela é percebida pelos documentos oficiais. Visamos nesse artigo desenvolver uma reflexão em torno desse novo cenário, pensando o lugar da Sociologia no contexto criado pelas novas DCNEM. Destaca-se nestas diretrizes o receonhecimento da relevância do aspecto disciplinar, e da existência de uma base nacional comum articulada a uma parte diversificada, o que se mostra de extrema relevância para o atual debate sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica.
Downloads
Publicado
04-02-2014
Como Citar
OLIVEIRA, A. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS NOVAS DCNEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i18.9290. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9290. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Educação Básica
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.