As tecnologias na prática pedagógica: algumas reflexões para professores da área de ciências

Autores

  • Valdinei Marcolla Instituto Federal Catarinense - Campus Videira

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18565
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação, cultura escolar, prática pedagógica.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo trazer para o campo do ensino em ciências algumas reflexões acerca da apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos escolares. A ideia que se procura fundamentar no decorrer deste artigo é a de que as TIC, quando inseridas nos contextos educacionais, são importantes dispositivos que possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos espaços/tempos escolares. A pesquisa pautou-se em pressupostos da abordagem qualitativa. Em que se procurou fazer um diagnóstico da realidade estudada, mediante coleta de documento, observação direta das aulas e entrevista semiestruturada com professores. O trabalho discute o tema da apropriação das TIC na prática pedagógica docente e os reflexos da entrada delas na escola. Os resultados apontam para distintos usos das TIC, que têm seus extremos entre práticas permeadas por diversas ferramentas tecnológicas, e práticas que desconsideram a presença das ferramentas tecnológicas no contexto escolar.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Cultura escolar; Prática pedagógica.

 

Technologies in pedagogical practice: reflexions for teachers in the scientific areas

Abstract: The present paper has the objective of bringing to the field of Science teaching certain reflections regarding the acquiring of information and communication technologies (ICT) in the school process. This paper aims at establishing the idea that the ICT, when inserted in an educational context, are important devices that allow the formation of individuals and the transformation of their practices in the academic time/environment. The study is based in a qualitative approach, in which a diagnosis of the observed reality was sought through the analysis of documents, direct observation of classes and semi-structured interviews with teachers. The paper discusses the theme of ICT appropriation in pedagogical practice and the reflection of this appropriation in school. The results point to distinct uses of ICT, which have their extremes between practices permeated by diverse technological tools, and practices that do not consider the presence of technological tools in the context of the school.

Keywords: Information and communication technologies; School culture; Pedagogical practice.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdinei Marcolla, Instituto Federal Catarinense - Campus Videira

Professor do curso de Pedagogia. Áreas de atuação: gestão escolar; formação de professores; políticas educacionais; pesquisa educacional.

Referências

BOTO, C. Histórias, ideias e trajetórias da cultura escolar: um desafio metodológico. In: SOUZA, R. F. de; VALDEMARIN, V. T. (Orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 59-79.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Tecnológica e Profissional. Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos – Documento Base, Brasília, 2007.

BUCKINGHAM, D. Más Allá de la tecnología: aprendizaje infantil en la era de la cultura digital. Traducción: Elena Odriozola. Buenos Aires, AG: Manantial, 2008.

GVIRTZ, S.; LARRONDO, M. Notas sobre la escolarización de la cultura material: Celulares y computadores en la escuela de hoy. Revista Teias, Rio de Janeiro, n. 15-16, p. 1-10, ene./dic. 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000a.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000b.

LION, C. G. Nuevas maneras de pensar tiempos, espacios y sujetos. In: LITWIN, E. (Orga.). Tecnologías educativas en tiempos de internet.Buenos Aires, AG: Amorrortu, 2005. p. 181-212.

MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí: Unijuí, 1999.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-65.

PORTO, T. M. E. Relatório CNPq: Relações, concepções e mediações: as TICs nas escolas de ensino fundamental de Pelotas/RS. Florianópolis, UFSC/UFPel, CNPq, maio de 2010.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon - NCB University Press, v. 9, n. 5, p, 1-6, oct. 2001a. Disponível em: <http://www.marcprensky.com>. Acesso em: 30 out. 2010.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants – part II. On the Horizon - NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-9, oct. 2001b. Disponível em: <http://www.marcprensky.com>. Acesso em: 30 out. 2010.

SOLETIC, A. Tecnología, globalización e identidad cultural: los usos de la web en el diseño de proyectos. In: LITWIN, E. (Org.). Tecnologías educativas en tiempos de internet. Buenos Aires, AG: Amorrortu, 2005. p. 155-179.

TYACK, D.; CUBAN, L. En busca de la utopía: un siglo de reformas de las escuelas públicas. Tradução: Mónica Utrilla. México: Fondo de cultura económica, 2001.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Tradução: Vinicius Figueira. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

VIÑAO FRAGO, A. ¿Fracasan las reformas educativas? La respuesta de un historiador. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Org.). Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 21-52.

VIÑAO FRAGO, A. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y câmbios. 2. ed. Madrid: Morata, 2006.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

MARCOLLA, V. As tecnologias na prática pedagógica: algumas reflexões para professores da área de ciências. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–148, 2017. DOI: 10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18565. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18565. Acesso em: 28 mar. 2024.