O jogo da captura da princesa e a introdução da noção de árvore de possibilidades

Autores

  • Rafael Rix Geronimo
  • Daniel Couto Gatti

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.21884
Agências de fomento

Palavras-chave:

Jogo de Tabuleiro, Combinatória, Ensino Fundamental

Resumo

Resumo: Esse artigo teve como objetivo descrever um relato acerca da elaboração e proposição de um jogo de tabuleiro, para introduzir a noção de árvore de possibilidades, para alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, na qual os pesquisadores intervieram sobre o objeto pesquisado. O jogo foi proposto em três sessões de quarenta e cinco minutos cada uma. Na primeira, os pesquisadores apresentaram o jogo e explicaram as regras, na segunda houve uma intervenção, com vistas a mostrar uma estratégia de jogo mais efetiva (o conhecimento sobre árvore de possibilidades) e na terceira foi pedido que jogassem novamente. Como resultados, foi possível observar que a intervenção dos pesquisadores foi capaz de fazer com que os estudantes mudassem suas estratégias de jogo, o que pode significar que eles atribuíram significado a noção de árvore de possibilidades, de maneira lúdica.

Palavras-chave: Jogo de Tabuleiro; Combinatória; Ensino Fundamental.

 

The princess's capture game and the introduction of the tree notion of possibilities

Abstract: This article aimed to describe a story about the elaboration and proposal of a board game, to introduce the notion of tree of possibilities, for students of the ninth grade of elementary school. The methodology used was action research, in which the researchers intervened on the researched object. The game was proposed in three sessions of forty-five minutes each. In the first, the researchers presented the game and explained the rules, in the second there was an intervention, with a view to showing a more effective game strategy (knowledge about the tree of possibilities) and in the third, they were asked to play again. As a result, it was possible to observe that the researchers' intervention was able to make students change their game strategies, which may mean that they attributed meaning to the notion of possibilities tree, in a playful way.

Keywords: Board Game; Combinatorial; Elementary School.

 

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Biografia do Autor

Rafael Rix Geronimo

Licenciado em Matemática (Unversidade Anhembi Morumbi), Especialista em Educação Matemática (PUC-SP), Mestre em Ensino de Matemática (PUC-SP) e Doutorando em Educação Matemática (PUC-SP).

Experiência como professor no Ensino Fundamental, Médio e Superior em escolas públicas e privadas do estado de São Paulo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1660997924904848

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

GERONIMO, R. R.; GATTI, D. C. O jogo da captura da princesa e a introdução da noção de árvore de possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 124–136, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.21884. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/21884. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência