Modelagem matemática num curso de gestão financeira: relato e reflexões sobre o trabalho

Daniel Zampieri Loureiro, Rodolfo Eduardo Vertuan, Tiago Emanuel Klüber

Resumo

Resumo: : : Este relato busca discutir uma atividade desenvolvida no contexto de um curso de graduação que tratou do planejamento orçamentário familiar desenvolvido por alunos do Curso de Gestão Financeira em um contexto da Modelagem Matemática. Focamos, no desenvolver do relato, nos elementos que decorrem do trabalho dos grupos de alunos, a luz da interrogação o que se mostra dos grupos de alunos em uma atividade de Modelagem Matemática?. Dentre os elementos postos em destaquem, destacamos aqueles que dizem do conteúdo de estatística utilizado pelos alunos, da postura dos alunos no interior dos grupos, da postura docente e das estratégias para resolução.

Palavras-chave: Prática Docente; Tendência em Educação Matemática; Modelagem Matemática aplicada a estatística.

 

Mathematical modeling in a financial management course: report and reflections about the group work

Abstract: : This report seeks to discuss an activity developed in the context of an undergraduate course which treated on the family budget planning developed by students of the Financial Management Course in a context of Mathematical Modeling. We focus, in the development of the report, on the elements that derive from the work of the groups of students, the light of the interrogation: what is shown of the groups of students in a Mathematical Modeling activity? Among the elements highlighted, we highlight those that say the content of statistics used by the students, the posture of the students within the groups, the teaching posture and the strategies for resolution.

Keywords: Teaching Practice; Trend in Mathematics Education; Mathematical Modeling applied to statistics.

 

Palavras-chave

Prática Docente; Tendência em Educação Matemática; Modelagem Matemática aplicada a estatística;

Texto completo:

PDF

Referências

ALMEIDA, L. W. de. Modelagem Matemática na educação básica. Lourdes Werle de Almeida, Karina Pessôa da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan. São Paulo: Contexto, 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80, 2004.

BARBOSA, J. Cerqueira. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n. 15, p. 5-23, 2001.

BERNADO, E. da S. Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). Texto apresentado na Reunião Anual da ANPED –GT 08. Caxambu, MG, 2004.

BRANDT, C. F.; BURAK, D. Burak; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2010.

BULGRAEN; V. C. O papel do professor e a sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento.Revista Conteúdo, Capivari, v.1, n. 4, ago/dez 2010.

DAVIS, C.; SILVA, M. A. S. S. E. Papel e valores das interações sociais em sala de aula. Cad. Pesq., São Paulo, v. 71, p. 49-54, nov. 1989.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: Questões emergentes. Educere et Educare, Cascavel, v. 12, n. 24, jan./abr. 2017.

KLÜBER, T. E.; BURAK, D. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação, Matemática, Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 17-34, 2008.

LOUREIRO, D. Z. Abordagem do conteúdo matemático em Modelagem Matemática na Educação Matemática: um metaestudo das produções didático pedagógicas do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE/PR. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.