Uma experiência de produção de videoaula experimental em aulas de Química

Autores

  • Raissa Cristina Pires Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.22069
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Química, Produção de Vídeo, Videoaula experimental, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Resumo

Resumo: : A utilização dos telefones celulares em sala de aula com fins pedagógicos é crescente. Neste sentido, a produção de vídeos ganha espaço como ferramenta de ensino ao possibilitar aprendizagem significativa a partir do envolvimento e interesse dos alunos. Assim, este relato visa apresentar uma experiência com a utilização de videoaulas experimentais produzidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Londrina-PR. A produção da videoaula experimental foi baseada em um roteiro elaborado pelos alunos e a coleta de dados foi feita por meio dos vídeos produzidos e de questionário aplicado antes e depois da atividade. A partir da análise dos questionários e vídeos produzidos, podemos inferir que a produção de uma videoaula experimental tem grande efetividade ao facilitar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitar as diferentes formas de expressão do aluno, bem como promover a autonomia e protagonismo estudantil.

Palavras-chave: Ensino de Química; Produção de Vídeo; Videoaula experimental; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

 

An experience of experimental videoaula production in Chemitry classrooms

Abstract: : The use of cell phones in the classroom for educational purposes is increasing. Video lessons production gains space as a teaching tool by enabling meaningful learning from the involvement and interest of the students. Thus, it aims to present an experience with experimental video lessons produced by students of the 3rd year of high school in a public school in Londrina-PR. To this end, a theoretical class of concepts was developed and, in sequence, the production of the. The experimental video lessons production was based on a script prepared by the students and the data collection was done through videos produced and some questions were applied before and after the activity. From the analysis of the questionnaires and videos produced, we can infer that the production of experimental video lessons had great effectiveness in facilitating the teaching-learning process, enabling different forms of student expression, as well as promoting student autonomy and protagonism.

Keywords: Chemistry teaching; Video production; Experimental video lessons; Information and communication technology.

 

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Biografia do Autor

Raissa Cristina Pires, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Química (2018) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina. Atua na área de Química Computacional com ênfase no estudo de compostos de coordenação.

Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), pós-graduação no curso de Especialização em Ensino de Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005) e em Educação Interdisciplinar e Metodologia do Ensino Superior pela Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do Juruena (2008). É Mestre (2013) e Doutora (2017) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora do Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? Câmpus Londrina. Possui experiência na área de Educação em Química, com ênfase nas disciplinas da área de formação de professores. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, currículo, estudos culturais da Ciência e estudos de laboratório.

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Publicado

06-05-2019

Como Citar

PIRES, R. C.; REZZADORI, C. B. D. B. Uma experiência de produção de videoaula experimental em aulas de Química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 92–108, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.22069. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22069. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência