Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre a formação de professores para o ensino de estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22518
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Educação Estatística, Pesquisas acadêmicas, Estado do Conhecimento

Resumo

Resumo: Esta pesquisa bibliográfica objetivou apresentar um Estado do Conhecimento das produções acadêmicas disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), visando investigar a formação de professores para o ensino de Estatística. A análise de conteúdo das 19 publicações selecionadas foi realizada a partir de duas categorias pré-definidas: i) formação inicial do professor de Matemática; ii) formação continuada dos professores que ensinam Estatística. Na primeira categoria, as investigações enfatizaram o currículo e a proposição e avaliação de estratégias para o ensino de Estatística no curso de Licenciatura em Matemática. Para a formação continuada, os trabalhos contemplaram práticas colaborativas e formações por meio de cursos, oficinas e projetos. Tais pesquisas demonstraram movimentos dos professores em prol da formação para o ensino de Estatística, seja por meio de práticas colaborativas ou pela participação em atividades relacionadas à prática pedagógica. Palavras-chave: Educação Estatística; Pesquisas acadêmicas; Estado do Conhecimento. State of knowledge of the academic production on the training of teachers for the teaching of statistics Abstract: This bibliographic research aimed to present a State of Knowledge of the academic productions made available in the CAPES Digital Bank of Theses Summaries and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), aiming to investigate the training of teachers for the teaching of Statistics. The content analysis of the 19 selected publications was carried out from two pre-defined categories: i) initial training of the mathematics teacher; ii) continuing education of teachers teaching Statistics. In the first category, the investigations emphasized the curriculum and the proposal and evaluation of pedagogical strategies for the teaching of Statistics in the course of Mathematics Degree. For ongoing training, the work included collaborative practices and other types of training, such as courses, workshops, and projects. Such research has demonstrated teachers’ movements in favor of training for the teaching of Statistics, either through collaborative practices or participation in activities related to pedagogical practice. Keywords: Statistical Education; Academic research; State of Knowledge.

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Biografia do Autor

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, Rio Grande, RS, Brasil, CEP: 96201-900.

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora associada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Programa  de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre a formação de professores para o ensino de estatística. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 241–262, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22518. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22518. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística