v. 3 n. 2 (2019): Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística

Expediente

  • SUMÁRIO

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.23141
    i-iv

Editorial

  • ReBECEM - v.3, n. 2, ago. 2019

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.23140
    Marco Aurélio Kistemann, Cileda Coutinho, Fabiano Dos Santos Souza
    v-vi

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística

  • Educação financeira e as contribuições do pensamento computacional em uma proposta de atividade voltada à tomada de decisão

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22627
    Ana Karina Cancian Baroni, Eliel Constantino da Silva, Marcus Vinícius Maltempi, Sueli Liberatti Javaroni
    151-179
  • O uso do computador na educação financeira: um relato da experiência na educação de jovens e adultos

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22620
    Érika Capelato, Ueslei Viana Batista
    180-198
  • Uso de tecnologias digitais em pesquisas de opinião: discussões sobre o componente afetivo do letramento estatístico a partir do modelo de Iddo Gal

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22449
    Felipe Júnio de Souza Oliveira, Diogo Alves de Faria Reis
    199-223
  • Uso de planilhas eletrônicas para a aprendizagem de estatística

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22635
    Katia Alves Campos, Roger Henrique Silva, Roberto Luiz de Azevedo
    224-240
  • Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre a formação de professores para o ensino de estatística

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22518
    Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
    241-262
  • A inter-relação entre a estatística e a probabilidade: um estudo sobre os conhecimentos de professores de matemática do ensino médio sobre a curva normal

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22623
    André Fellipe Queiroz Araújo, José Ivanildo Felisberto de Carvalho
    263-289
  • Formação docente online em educação financeira: uma proposta de saberes e práticas

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22611
    Rosangela Ramon, Alcione Cappelin, Regis Alessandro Fuzzo, Clodis Boscarioli
    290-315
  • Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22629
    Rafael Filipe Novôa Vaz, Marco Aurélio Kistemann Junior
    316-332
  • As orientações no livro do professor contribuem para potencializar cenários de investigação na sala de aula? Uma análise do material didático do programa nacional de educação financeira nas escolas – ensino médio à luz da educação matemática crítica

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22522
    Inglid Teixeira da Silva, Ana Coêlho Vieira Selva
    333-354
  • A estatística no ciclo de alfabetização: formação continuada e mobilização de conhecimentos para o ensino

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22607
    Jozeildo Kleberson Barbosa, Maria da Graca Nicoletti Mizukami
    355-378
  • Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22625
    Keli Cristina Conti, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
    379-399
  • Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22439
    Camila Macedo Lima Nagamine, Jean Paixão Oliveira, Ana Paula Perovano, Cristina de Andrade Santos Reis
    400-418
  • Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no ensino fundamental

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22637
    Wilma Pereira Santos Faria, Maria Teresa Menezes Freitas
    419-439
  • Atividades sobre a tabela SAC em uma proposta de educação financeira por meio da resolução de problemas

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22630
    Clístenes Lopes da Cunha, João Bosco Laudares
    440-459
  • O sistema price e a controvérsia jurídica: discussões sobre uma educação financeira para a matemática na educação básica

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22499
    Jéssica Ignácio de Souza, Alayde Ferreira dos Santos
    460-474
  • O modelo de capitalização: uma experiência de modelagem no ensino médio

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22616
    Moisés Ceni de Almeida
    475-487
  • Educação financeira no ensino médio: possibilidades

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22536
    Danilo Pontual de Melo, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
    488-513
  • Educação estatística na educação de jovens e adultos

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22619
    Márcio José Silva, Reinaldo Feio Lima, Pedro Franco de Sá
    514-534
  • Ideia de estimativa por proporção de amostra em pesquisas eleitorais: uma experiência de sala de aula

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22500
    Daniel de Jesus Silva
    535-549
  • Atividade de inferência informal para avaliar π

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22509
    Marcos Nascimento Magalhães
    550-565
  • Observações acerca de uma engenharia didática de formação para o ensino de probabilidade

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22612
    Cecilia Manoella Carvalho Almeida, Luiz Marcio Santos Farias
    566-594
  • A vertente comportamental da educação financeira

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22614
    Celso Ribeiro Campos, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Auriluci Carvalho de Figueiredo
    595-622
  • Atividades pedagógicas na promoção da aprendizagem ativa dos estudantes de graduação nas disciplinas de estatística

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22636
    Suzi Samá
    623-638
  • O problema dos ponderadores no ensino da estatística

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22605
    Valéria Guimarães Moreira, Guilherme Guimarães Moreira
    639-649
  • Uma análise das matemáticas utilizadas nos investimentos em títulos públicos

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22621
    Paulo Tadeu Gandra Campos, Chang Kuo Rodrigues, Lucca Moreira Venditti
    650-668
  • O mapeamento de pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico de 2006 a 2018

    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22631
    Paulo Cesar Oliveira, Sandra Aparecida de Oliveira Coelho Paim
    669-699