v. 3 n. 2 (2019): Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística

Expediente

  • SUMÁRIO

    i-iv
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.23141

Editorial

  • ReBECEM - v.3, n. 2, ago. 2019

    Marco Aurélio Kistemann, Cileda Coutinho, Fabiano Dos Santos Souza
    v-vi
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.23140

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística

  • Educação financeira e as contribuições do pensamento computacional em uma proposta de atividade voltada à tomada de decisão

    Ana Karina Cancian Baroni, Eliel Constantino da Silva, Marcus Vinícius Maltempi, Sueli Liberatti Javaroni
    151-179
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22627
  • O uso do computador na educação financeira: um relato da experiência na educação de jovens e adultos

    Érika Capelato, Ueslei Viana Batista
    180-198
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22620
  • Uso de tecnologias digitais em pesquisas de opinião: discussões sobre o componente afetivo do letramento estatístico a partir do modelo de Iddo Gal

    Felipe Júnio de Souza Oliveira, Diogo Alves de Faria Reis
    199-223
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22449
  • Uso de planilhas eletrônicas para a aprendizagem de estatística

    Katia Alves Campos, Roger Henrique Silva, Roberto Luiz de Azevedo
    224-240
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22635
  • Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre a formação de professores para o ensino de estatística

    Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
    241-262
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22518
  • A inter-relação entre a estatística e a probabilidade: um estudo sobre os conhecimentos de professores de matemática do ensino médio sobre a curva normal

    André Fellipe Queiroz Araújo, José Ivanildo Felisberto de Carvalho
    263-289
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22623
  • Formação docente online em educação financeira: uma proposta de saberes e práticas

    Rosangela Ramon, Alcione Cappelin, Regis Alessandro Fuzzo, Clodis Boscarioli
    290-315
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22611
  • Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira

    Rafael Filipe Novôa Vaz, Marco Aurélio Kistemann Junior
    316-332
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22629
  • As orientações no livro do professor contribuem para potencializar cenários de investigação na sala de aula? Uma análise do material didático do programa nacional de educação financeira nas escolas – ensino médio à luz da educação matemática crítica

    Inglid Teixeira da Silva, Ana Coêlho Vieira Selva
    333-354
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22522
  • A estatística no ciclo de alfabetização: formação continuada e mobilização de conhecimentos para o ensino

    Jozeildo Kleberson Barbosa, Maria da Graca Nicoletti Mizukami
    355-378
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22607
  • Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento

    Keli Cristina Conti, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
    379-399
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22625
  • Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental

    Camila Macedo Lima Nagamine, Jean Paixão Oliveira, Ana Paula Perovano, Cristina de Andrade Santos Reis
    400-418
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22439
  • Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no ensino fundamental

    Wilma Pereira Santos Faria, Maria Teresa Menezes Freitas
    419-439
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22637
  • Atividades sobre a tabela SAC em uma proposta de educação financeira por meio da resolução de problemas

    Clístenes Lopes da Cunha, João Bosco Laudares
    440-459
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22630
  • O sistema price e a controvérsia jurídica: discussões sobre uma educação financeira para a matemática na educação básica

    Jéssica Ignácio de Souza, Alayde Ferreira dos Santos
    460-474
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22499
  • O modelo de capitalização: uma experiência de modelagem no ensino médio

    Moisés Ceni de Almeida
    475-487
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22616
  • Educação financeira no ensino médio: possibilidades

    Danilo Pontual de Melo, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
    488-513
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22536
  • Educação estatística na educação de jovens e adultos

    Márcio José Silva, Reinaldo Feio Lima, Pedro Franco de Sá
    514-534
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22619
  • Ideia de estimativa por proporção de amostra em pesquisas eleitorais: uma experiência de sala de aula

    Daniel de Jesus Silva
    535-549
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22500
  • Atividade de inferência informal para avaliar π

    Marcos Nascimento Magalhães
    550-565
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22509
  • Observações acerca de uma engenharia didática de formação para o ensino de probabilidade

    Cecilia Manoella Carvalho Almeida, Luiz Marcio Santos Farias
    566-594
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22612
  • A vertente comportamental da educação financeira

    Celso Ribeiro Campos, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Auriluci Carvalho de Figueiredo
    595-622
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22614
  • Atividades pedagógicas na promoção da aprendizagem ativa dos estudantes de graduação nas disciplinas de estatística

    Suzi Samá
    623-638
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22636
  • O problema dos ponderadores no ensino da estatística

    Valéria Guimarães Moreira, Guilherme Guimarães Moreira
    639-649
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22605
  • Uma análise das matemáticas utilizadas nos investimentos em títulos públicos

    Paulo Tadeu Gandra Campos, Chang Kuo Rodrigues, Lucca Moreira Venditti
    650-668
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22621
  • O mapeamento de pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico de 2006 a 2018

    Paulo Cesar Oliveira, Sandra Aparecida de Oliveira Coelho Paim
    669-699
    https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22631