Educação estatística na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22619
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Palavras-chave:

Educação Estatística. Ensino de Estatística. EJA.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa tratou de um ensaio teórico a cerca da educação estatística na Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo foi detacar a necessidade de se trabalhar com os conteúdos de Estatística na EJA na perspectiva da Educação Estatística, quando o foco central está na aprendizagem a partir da realidade de vida do aluno. A metodologia usada teve como alicerse teórico, os estudos Severino (2007), sobre ensaio teórico. Os resultados encontrados apontaram indicios de que a Educação Estatística na EJA é relevante para aprendizagem do aluno, pois contribui para sua formaçaõ enquanto cidadão estatisticamente crítico e reflexivos, com habilidades de avaliar as informações estatísticas presentes no seu cotidiano. Esperamos, portanto, que a partir desse breve ensaio teórico, futuros estudos possam abordar com maior profundidade o tratamento de informação na EJA a partir do dia a dia do aluno através de atividades investigativas em sala de aula e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação Palavras-chave: Educação Estatística; Ensino de Estatística; EJA. Statistical education in youth and adult education Abstract: This research was a theoretical essay about statistical education in Youth and Adult Education (EJA), whose objective was to highlight the need to work with the contents of Statistics in EJA from the perspective of Statistical Education, when the central focus is in learning from the student's reality of life. The methodology used had as theoretical foundation, the studies Severino (2007), on theoretical essay. The results found indicated that Statistical Education in EJA is relevant to student learning, as it contributes to their formation as a statistically critical and reflective citizen, with the ability to evaluate the statistical information present in their daily lives. We hope, therefore, that from this brief theoretical essay, future studies will be able to address in more depth the treatment of information in EJA from the student's daily life through investigative activities in the classroom and the use of Information and Communication Technologies. Keywords: Statistical Education; Teaching Statistics; EJA.

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Biografia do Autor

Márcio José Silva, UEPA/PROFESSOR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É Docente do Departamento de Matemática, Estatística e Informática-DMEI da UEPA. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias (GPEMT). É pesquisador do Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática (GECEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui Licneciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Porto Alegre em Educação em Ciências e Matemática. Doutorando no Programa de pós graduação em Educação pela UFBA(2016-2020)

Pedro Franco de Sá, Professor Titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no período de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

SILVA, M. J.; LIMA, R. F.; SÁ, P. F. de. Educação estatística na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 514–534, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22619. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22619. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística