Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no ensino fundamental

Autores

  • Wilma Pereira Santos Faria Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Maria Teresa Menezes Freitas Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22637
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino Fundamental, Educação Matemática Critica, Cenários para Investigação.

Resumo

Resumo: Este estudo trata de um relato de uma oficina sobre Educação Financeira que teve como objetivo aproximar os estudantes do ensino fundamental de conceitos financeiros a partir da contextualização, da reflexão de situações sugeridas e de organização orçamentaria. Buscou-se responder a seguinte questão: Quais são as possibilidades de aprendizagem sobre a Educação Financeira no 9º ano do ensino fundamental no âmbito de uma oficina escolar? A luz da metodologia qualitativa buscou-se estudar as potencialidades das tarefas propostas na oficina. Os resultados observados apontam a contuibuição proveniente de reflexões a respeito de temas monetários com alunos do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação Financeira; Ensino Fundamental; Educação Matemática Critica. Financial education contextualizing and dialoguing with mathematical concepts in elementary school Abstract: This study refers to the outcome of a Financial Education workshop with the objective of bringing the elementary school students closer to financial concepts from contextualization, reflection on suggested situations and budget organization. We sought to answer the following question: What are the possibilities for learning about Financial Education in the 9th year of elementary school within a school workshop? The study based on qualitative methodology and aimed to study the potential of the tasks of this workshop. The observed results point out how constructive it is to propose reflections on monetary issues for elementary school students Keywords: Financial education; Elementary School; Critical Mathematics Education.

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Biografia do Autor

Wilma Pereira Santos Faria, Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, professora substituta da Escola de Educação Básica - ESEBA/UFU. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia com linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática e foco na Educação Financeira Escolar. Com atividades nos seguintes temas: Investigação matemática, Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Educação Básica, Matemática Financeira, Educação Financeira, Educação Matemática Crítica.

Maria Teresa Menezes Freitas, Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia(1974), especialização em Especialização em Matemática Superior pela Universidade Federal de Uberlândia(1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia(2000) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas(2006). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, Diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia, Membro de corpo editorial da Horizontes (EDUSF), Membro de corpo editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática e Membro de comitê assessor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Formação de Professor de Matemática, Educação Matemática, Professor de Matemática, Escrita e Formação, Desenvolvimento Profissional.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

FARIA, W. P. S.; FREITAS, M. T. M. Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 419–439, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22637. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22637. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística