Uma abordagem de matrizes na perspectiva de resolução de problemas

Autores

  • Dulcyene Maria Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-5602-8032
  • Lucas Campos Araujo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Evandro Sozo de Oliveira
  • Alexandre Carissimi
  • Elisangela Cristina Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.22794
Agências de fomento

Resumo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato e as reflexões referentes a uma experiência vivenciada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, no desenvolvimento de atividades para o ensino- aprendizagem do conteúdo Matriz. A Resolução de Problemas, conforme Onuchic e Allevato (2011), Onuchic e Allevato (2004), Onuchic (1999), foi a metodologia de ensino-aprendizagem adotada. A elaboração e a implementação ocorreram no contexto de duas disciplinas do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Como principal resultado da prática realizada destacamos a participação e o envolvimento dos estudantes na relização das atividades propostas, bem como a oportunidade dos professores em formação experenciarem e refletirem sobre a realização de atividades em sala de aula, por meio da Resolução de Problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas; Matrizes; Educação Matemática; Ensino Médio.

 

An approach of matrices in the perspective of problem solving

Abstract: This paper aims to present a report and the reflections related to an experience with students of the 2nd year of High School, in the development of activities for the teaching-learning about Matrix concepts. Problem Solving, according to Onuchic and Allevato (2011), Onuchic and Allevato (2004), Onuchic (1999), was the teaching-learning methodology adopted. The elaboration and implementation became of in the context of two subjects of the Mathematics Degree Course in the State University of Western Paraná (Unioeste). As a main result of the practice we highlight the participation and involvement of students in the realization of the proposed activities, as well as the opportunity for teachers in formation to experience and reflect about the aplication of activities in the classroom, through Problem Solving.

Keywords: Problem solving; Matrices; Mathematics Education; High School.

 

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Biografia do Autor

Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) , mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) , doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Professor Efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuação na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: História da Educação luso-brasileira, História das Ciências, História da Educação Matemática, História da Matemática.

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

RIBEIRO, D. M.; ARAUJO, L. C.; OLIVEIRA, E. S. de; CARISSIMI, A.; RIBEIRO, E. C. Uma abordagem de matrizes na perspectiva de resolução de problemas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 854–869, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.22794. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22794. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência