A história e filosofia da ciência no ensino de física: uma análise das publicações com propostas implementadas em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23317
Agências de fomento

Resumo

Resumo: A utilização da História e Filosofia da Ciência pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Física no contexto escolar e acadêmico. Entretanto, existem dificuldades à sua inserção em sala de aula, dentre eles, destacamos a carência de material educacional apropriado. Assim, neste trabalho, apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica que procurou analisar trabalhos publicados, entre 2011 e meados de 2018, em seis periódicos da área de Ensino que abordaram temas da Física e que tiveram como foco a implementação da História e Filosofia da Ciência em sala de aula. Em comparação com trabalhos anteriores, observamos um aumento nas publicações de resultados de intervenções didáticas envolvendo a Educação Básica. Além disso, ainda que haja uma centralidade no uso de textos, identificamos uma boa diversificação nos recursos didáticos utilizados e nos temas da Física abordados nas propostas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência; Intervenção didática; Recursos didáticos; Educação Básica.

 

History and philosophy of science in the teaching of physics: an analysis of publications with proposals implemented in the classroom

Abstract: The utilization of History and Philosophy of Science may contribute to the process of teaching and learning of Physics in the school and academic context. However, there are difficulties to its insertion in the classroom, among those, there is a lack of appropriate education material. In this article, we present results of a bibliographic review that aimed at analysing published papers from 2011 to early 2018, in six scientific periodicals that would cover topics of Physics and would also focus on implementing History and Philosophy of Science in the classroom. When compared to previous papers, we observed an increase in publications of results of pedagogical interventions involving Basic Education. Furthermore, even though there is centrality in the utilization of texts, we identified a wide diversification in the utilized didactic resources and topics of Physics covered in the proposals.

Keywords: History and Philosophy of Science; Pedagogical intervention; Didactic resources; Basic Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Model da Silva, Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu

Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Paraná, IFPR, campus Foz do Iguaçu

Marcos Fernando Soares Alves, Instituto Federal do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É professor de Física no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Henri Araujo Leboeuf, Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor no Instituto Federal do Paraná, campus Foz do Iguaçu. 

Referências

ARTHURY, L. H. M.; TERRAZZAN, E. A. A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 1-21, 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.

BAGDONAS, A.; ZANETIC, J.; GURGEL, I. O maior erro de Einstein? Debatendo o papel dos erros na ciência através de um jogo didático sobre cosmologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 97-117, 2018.

BARBOSA, F. T.; AIRES, J. A. História e Filosofia da Ciência em periódicos nacionais: um referencial para os professores de Química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 17, p. 3-21, 2018.

COUTINHO, C. P. Metodologia de investigação em Ciência Sociais e Humana: teoria e prática. 2. ed. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2015.

FERREIRA, J. M. H.; MARTINS, A. F. P. Avaliando a inserção da temática natureza da ciência na disciplina de história e filosofia da ciência para graduados em Física na UFRN. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal, RN: EDUFRN, 2012. p. 155-181.

FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal, RN: EDUFRN, 2012. p. 123-155.

FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e Natureza da Ciência em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011.

HIDALGO, M. R.; LORENCINI Jr., À. Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, São Paulo, v. 14, p. 19-38, 2016.

HIDALGO, J. M.; SCHIVANI, M.; SILVA, M. M. História e Filosofia da Ciência na formação docente: trabalhando com animações digitais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 805-850, 2018.

HENKE, A.; HÖTTECKE, D. Physics Teachers' Challenges in Using History and Philosophy of Science in Teaching. Science & Education, Dordrecht, v. 24, n. 4, p. 349-385, 2015.

HÖTTECKE, D.; SILVA, C. C. Why Implementing History and Philosophy in School Science Education is a Challenge: An Analysis of Obstacles. Science & Education, Dordrecht, v. 20, n. 3-4, p. 293-316, 2011.

MARTINS, R. A. História da Ciência e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. XXI-XXIV.

MARTINS, A. F. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MATTHEWS, M. R. A role for history and philosophy in science teaching. Educational Philosophy and Theory, Randwick, v. 20, n. 2, p. 67-81, 1988.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MATTHEWS, M. R. History of science in the curriculum and in classrooms. In: MATTHEWS, M. R. (org.). Science Teaching: the contribution of history and philosophy of science. 2. ed. New York: Routledge, 2015. p. 106-142.

MCCOMAS, W. Uma proposta de classificação para os tipos de Aplicação da história da ciência na formação Científica: implicações para a pesquisa e Desenvolvimento. In: SILVA, C. C.; PRESTES, M. E. B. (org.). Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos, SP: Tipographia Editora Expressa, 2013. p. 425-488.

MONTEIRO, M. M.; MARTINS, A. F. P. História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 37, n. 4. p. 4501-1-4501-9. 2015.

MORAIS, A.; GUERRA, A. História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 1502-1-1502-9, 2013.

PINTO, J. A. F.; SILVA, A. P. B.; FERREIRA, É. J. B. Laboratório desafiador e história da ciência: um relato de experiência com o experimento de Oersted. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 176-196, 2017.

RAPOSO, W. L. História e Filosofia da Ciência na Licenciatura em Física: uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 722-738, 2014.

RAICIK, A. C.; PEDUZZI, L. O. Q. Potencialidades e limitações de um módulo de ensino: uma discussão histórico-filosófica dos estudos de Gray e Du Fay. Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 138-160, 2015.

RINALDI, E.; GUERRA, A. História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 3, p. 653-675, 2011.

REIS, U. V.; REIS, J. C. Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de Física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 744-778, 2016.

RODRIGUES, E. V.; ZIMMERMANN, E.; HARTMANN, Â. M. Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídia. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 503-525, 2012.

SANTOS, A. J. J.; VOELZKE, M. R.; ARAÚJO, M. S. T. O Projeto Eratóstenes: a reprodução de um experimento histórico como recurso para a inserção de conceitos da Astronomia no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 3, p. 1137-1174, 2012.

SANTOS, M. Uso da História da Ciência para Favorecer a Compreensão de Estudantes do Ensino Médio sobre Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 641-668, 2018.

SCHIRMER, S. B. R.; SAUERWEIN, I. P. S. Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 61-77, 2014.

SILVA, L. C. M.; SANTOS, W. M. S.; DIAS, P. M. C. A carga específica do elétron: Um enfoque histórico e experimental. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 1601-1607, 2011.

SILVA, H. R. A.; MORAES, A. O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 2, p. 378-406, 2015.

TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE Jr. O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de Física. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal, RN: EDUFRN, 2012. p. 9-40.

VASCONCELOS, S. S.; FORATO, T. M. Niels Bohr, espectroscopia e alguns modelos atômicos no começo do século XX: um episódio histórico para a formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 851-887, 2018.

ZANOTELLO, M. Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do ensino superior. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 4, p. 987-1013, 2011.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

SILVA, C. M. da; ALVES, M. F. S.; LEBOEUF, H. A. A história e filosofia da ciência no ensino de física: uma análise das publicações com propostas implementadas em sala de aula. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 739–756, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23317. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23317. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa