Percepções de professores da área de ciências da natureza e matemática sobre a interdisciplinaridade

Autores

  • Idmaura Calderaro Martins Galvão UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)
  • Ana Carolina Biscalquini Talamoni Universidade Estadual Paulista
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23547
Agências de fomento

Resumo

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo levantar e analisar as percepções de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática acerca do tema Interdisciplinaridade aplicada ao Ensino de Ciências. Os professores participantes dessa pesquisa atuam em uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Ciências Biológicas, Matemática, Física, Química e Biologia. Aplicamos um questionário aberto aos professores, a fim de levantar suas ideias e analisar seus argumentos. Por meio dos referenciais de interdisciplinaridade propostos por Fourez (1994), Lenoir (2001) e Fazenda (2002) investigamos as argumentações desses professores com relação à inserção de atividades interdisciplinares na prática educativa, tomando por base o padrão de Toulmin (2006). Os resultados mostram indícios de que o trabalho interdisciplinar é defendido pelos docentes com argumentações lógicas e coerentes, indicando seu caráter dialógico, transformador e coerente com os objetivos que se pretende atingir para a formação dos alunos, no Ensino Médio. Os resultados indicam que o tema é relevante para a área de Ciências da Natureza e Matemática e pode contribuir para os estudos que tratam da emergência do tema na formação de professores.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino de Ciência; Argumentação.

 

Perceptions of teachers of the area of nature and mathematics science on interdisciplinarity

Abstract: This research aims to raise and analyze the perceptions of teachers in the area of Natural Sciences and Mathematics about the theme Interdisciplinarity applied to Science Teaching. The teachers participating in this research work in a public school in the interior of the state of São Paulo, in the subjects of Biological Sciences, Mathematics, Physics, Chemistry and Biology. We applied an open questionnaire to teachers to raise their ideas and analyze their arguments. Through the references of interdisciplinarity proposed by Fourez (1994), Lenoir (2001) and Fazenda (2002) we investigated the arguments of these teachers regarding the insertion of interdisciplinary activities in educational practice, based on the pattern of Toulmin (2006). The results show evidence that the interdisciplinary work is defended by the teachers with logical and coherent arguments, indicating its dialogical, transformative and coherent character with the objectives that are intended to achieve the formation of students in high school. The results indicate that the theme is relevant to the area of Natural Sciences and Mathematics and may contribute to studies that address the emergence of the theme in teacher education.

Keywords: Interdisciplinarity; Science teaching; Argumentation.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Idmaura Calderaro Martins Galvão, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

Doutoranda, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, SP

Ana Carolina Biscalquini Talamoni, Universidade Estadual Paulista

Doutora, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, SP

Isabel Cristina de Castro Monteiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP)

Doutora, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Guaratinguetá, SP

Referências

FAZENDA, I. C. A. (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. 2. ed. SP: Cortez, 2002.

FAZENDA, I. C. et al. Avaliação e interdisciplinaridade. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n. 0, p.01-83, 2010.

FOUREZ, G. Alfabétisation scientifique et tecnique. Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Belgique: De Boeck Université, 1994.

HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: a reaproximação das “duas culturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, s.p., 2007.

LAVAQUI, V; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.

LENOIR, Y. Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. (org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

LENOIR, Y. Lês Fondaments de l´interdisciplinaritè dans la formation à l`enseignement. Universite de Sherbrooke: Editions Du CRP, 2001.

NEHRING, C. M. et al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 88-105, 2002.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura: uma visão ampliada das duas culturas e a revolução científica. São Paulo: EDUSP, 1995.

SOMMERMAN, A. A inter e a transdisciplinaridade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO “INTERDISCIPLINARIDADE COMO FORMA DE INCLUSÃO NUMA EDUCAÇÃO MUNDIAL”, 10., 2005, Cachoeira do Sul. Anais.. Cachoeira do Sul, 2005.

TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

28-12-2019

Como Citar

GALVÃO, I. C. M.; TALAMONI, A. C. B.; MONTEIRO, I. C. de C. Percepções de professores da área de ciências da natureza e matemática sobre a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 811–822, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23547. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23547. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa