Identificação e classificação de estudos históricos correlatos à organização curricular de cursos de matemática no Brasil

Autores

  • Suélen Rita Andrade Machado Universidade Estadual de Maringá Faculdade de Engenharias e Arquiteturas (FEITEP)
  • Lucieli Maria Trivizoli Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23595
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Resumo

Resumo: Neste artigo de revisão bibliográfica, identificamos e classificamos estudos relacionados à organização histórica e curricular de cursos de Matemática de instituições superiores no Brasil. A identificação dos trabalhos ocorreu no Catálogo de Teses e Dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na primeira etapa selecionamos trabalhos relacionados à área da Matemática, e submetemos esses a uma pré-leitura ou leitura de reconhecimento com a finalidade de obter uma visão global do tema tratado. Escolhemos então, trabalhos correlatos e procuramos elencar seu objeto de estudo, objetivos, métodos e resultados. Posteriormente, classificamos os trabalhos nos campos investigativos em História da Matemática, História da Educação Matemática e História na Educação Matemática. Por fim, identificamos a relevância da classificação desses trabalhos, enquanto produto do conhecimento de práticas sociais investigativas relativas à História da Matemática, uma vez que reafirmam a autonomia desse campo de pesquisa.

Palavras-chave: Cursos de Matemática; Currículos dos Cursos de Matemática; História da Educação Matemática.

 

Describing and classification of historical studies related to the organization of mathematics courses in Brazil

Abstract: In this bibliographical review, we identify and classify historical studies related to the historical and curricular organization of Mathematics courses of higher institutions in Brazil. The identification of researches published in the Catalog of Dissertations and Theses of the database of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). In the first step we selected researches related to the field of Mathematics and subjected them to a pre-reading or recognitional reading in order to get a global view of the theme. We then choose related researches and seek to list their object of study, objectives, methods and results. Subsequently, we classified the researches in the investigative fields of History of Mathematics, History of Mathematical Education and History in Mathematical Education. Finally, we understand the relevance of the identification and classification of these researches, as a product of knowledge of investigative social practices related to the History of Mathematics, while they reaffirm the autonomy of this field of research.

Keywords: Math courses; Mathematics Courses Curriculum; History of Mathematical Education.

 

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Biografia do Autor

Suélen Rita Andrade Machado, Universidade Estadual de Maringá Faculdade de Engenharias e Arquiteturas (FEITEP)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão, Especialista em Educação no Campo pela Faculdade Eficaz, Mestre e Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, professora da Faculdade de Engenharias e Arquiteturas (FEITEP) e integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM/UEM). Se especializando no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Aprendizagem e desenvolvimento nos anos inicias da Educação Básica pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Campo Mourão.Tem experiência na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História Institucional, História Geral da Educação, Currículo, Políticas Educacionais, Saber Profissional, História da Matemática e História na Educação Matemática. 

Lucieli Maria Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, História da Matemática no Brasil, Influências Estrangeiras na Matemática, História, Sociedades de Matemática. É membro afiliada da Sociedade Brasileira de História da Matemática e da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Realizou pesquisa de pós-doutorado na University of California - Berkeley, sob orientação de Alan Schoenfeld.

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Publicado

28-12-2019

Como Citar

MACHADO, S. R. A.; TRIVIZOLI, L. M. Identificação e classificação de estudos históricos correlatos à organização curricular de cursos de matemática no Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 823–840, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.3.23595. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23595. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa