O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação

Autores

  • Evandro Bonifácio Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana
  • Ana Beatriz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana
  • Ana Paula Hilário Gregório Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Enio de Lorena Stanzani Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana https://orcid.org/0000-0002-1787-0534

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23721
Agências de fomento

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) para o ensino de Equilíbrio Químico, evidenciando as potencialidades dessa proposta para os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. A SE foi elaborada por dois licenciandos de um curso de Licenciatura em Química e desenvolvida em um colégio da rede pública com a participação de aproximadamente 30 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Dentre as atividades propostas na SE, os estudantes responderam questões relacionadas à situação em estudo, as quais foram coletadas para posterior análise, de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo. Como resultado, destacamos o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, sendo possível constatar a reelaboração conceitual nas respostas dadas ao longo das aulas, embora alguns estudantes ainda apresentem dificuldades relacionadas à explicação e compreensão dos fenômenos químicos estudados com relação ao nível submicroscópico.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Situação de Estudo; Equilíbrio Químico.

 

A proposition for the teaching of chemical equilibrium from the stages of a study situation: a case report experienced by undergraduate students in training

Abstract: This study aims to analyze the development of a Study Situation (SS) for the teaching of Chemical Equilibrium, highlighting the potentiality of this proposition for teaching and learning processes in Basic Education. The SS was elaborated by two undergraduate Chemistry students and developed in a state school with the participation of approximately 30 students in their second year of High School. Among the activities proposed in the SS, students answered questions related to the situation under study. These answers were collected for further analysis, according to the assumptions of Content Analysis. As a result, we draw attention to students' involvement in the activities. Although some students still presented difficulties related to the explanation and understanding of the chemical phenomena studied in the submicroscopic level, it was possible to verify the conceptual re-elaboration in the answers given during the classes.

Keywords: Supervised Internship; Study Situation; Chemical Equilibrium.

 

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Biografia do Autor

Evandro Bonifácio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana

Graduado em Química com habilitação em Licenciatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana. Atualmente é mestrando do programa de pós graduação em Engenharia Ambiental pela mesma instituição.

Ana Beatriz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana

Graduada em Química com habilitação em Licenciatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana. Atualmente é mestranda do programa de pós graduação em Engenharia Ambiental pela mesma instituição.

Ana Paula Hilário Gregório, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina, especialização em Química do Cotidiano na Escola, mestrado em Química e doutorado em ensino de ciências em andamento pela mesma universidade . Participou do projeto com foco na formação inicial e continuada de professores, o PRODOCÊNCIA, Programa de Consolidação das Licenciaturas: Enfrentando os desafios das Licenciaturas na Formação Inicial e Continuada de Professores: A inclusão em debate. Atuou como pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis fazendo parte do grupo de Pesquisa em Combustíveis nos seguintes temas: biodiesel, otimização de processos e delineamento experimental de misturas simplex-centroide e atuou como professora temporária do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)-Campus Apucarana. Atualmente é professora colaboradora do magistério superior na Universidade Estadual de Londrina.

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana, desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: GPHFEQ (Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL).

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

BONIFÁCIO, E.; DA SILVA, A. B.; HILÁRIO GREGÓRIO, A. P.; DE LORENA STANZANI, E. O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 137–158, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23721. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23721. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência