Educação sexual para além da sala de aula: intervenção educativa sobre HIV/AIDS para estudantes do ensino médio

Autores

  • Marinete Silva Santos Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Maranhão.
  • Gilderlene Aires Santos Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Maranhão.
  • Simone Marques Almeida Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Maranhão.
  • Anny Karoline Rodrigues Batista Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde.
  • Carlos Alailson Licar Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA.

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23922
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Resumo

Resumo: Este estudo objetivou verificar o papel da escola sobre a prática de prevenção e combate ao HIV/AIDS por meio de ações/programas de educação em saúde na sala de aula, e fornecer subsídios para a realização de intervenções educativas aos estudantes do Ensino Médio. Um estudo qualitativo, transversal e descritivo foi realizado através da aplicação de questionários estruturados e ações programadas na escola. Identificou-se pouco conhecimento dos alunos sobre a temática e, nesse contexto, observou-se a necessidade de inserção da temática na sala de aula e para além dela, articulando família, escola, sociedade e governo municipal com o intuito de disseminar informações e a aplicabilidade entre elas, de modo a aproximar a comunidade à realidade epidemiológica da cidade. Por fim, ficou evidente a aceitação da sociedade, demonstrando que essas práticas podem ser estimuladoras e validadas como ferramentas de promoção da cultura dos cuidados com a saúde em sala de aula.

Palavras-chave: Educação em saúde; HIV/AIDS; Metodologias ativas; Projeto integrador.

 

Sex education beyond the classroom: educational intervention about HIV/AIDS for high school students

Abstract: This study aimed to verify the school’s role on the practice of preventing and combating HIV/AIDS through health education actions/programs in the classroom and providing subsidies for carrying out educational interventions for high school students. A qualitative, cross-sectional and descriptive study was carried out through the application of structured questionnaires and programmed actions at the school. Little knowledge of the students on the theme was identified and, in this context, the need to approach the theme in the classroom and beyond was observed, articulating the family, the school, society and municipal government in order to publicize information and theapplicability among them, in order to bring the community closer to the city’s epidemiological reality. Therefore, society's acceptance was evident, demonstrating that these practices can be stimulating and validated as tools to promote the culture of health care in the classroom.

Keywords: Health education; HIV/AIDS; Active methodologies; Integrating project.

 

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Biografia do Autor

Anny Karoline Rodrigues Batista, Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias.

Carlos Alailson Licar Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Departamento de Ciências Agrárias.

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

SANTOS, M. S.; SANTOS, G. A.; ALMEIDA, S. M.; BATISTA, A. K. R.; RODRIGUES, C. A. L. Educação sexual para além da sala de aula: intervenção educativa sobre HIV/AIDS para estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 59–80, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.23922. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/23922. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa