A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações

Autores

  • Fernanda Costa dos Santos Dressler
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Danilo Seithi Kato

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24220
Agências de fomento

Resumo

Resumo: Este estudo se fundamentou na teoria ator-rede e investigou processos de ensino e aprendizagem no 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute sobre ecossistemas e suas transformações. Tomamos esse processo como uma prática sociomaterial em que a aprendizagem decorre de um processo de associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas e nos dedicamos a responder: Como o conhecimento sobre o ecossistema e suas transformações é mobilizado por meio de um conjunto de atividades em uma sequência didática, das quais se destaca uma trilha ecológica? Em nossos resultados, constatamos que as atividades possibilitaram uma experiência que abarca aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma “aprendizagem estética”, o que propicia uma educação científica que amplia percepções sobre ambiente dos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem Estética; Teoria Ator-Rede; Ensino Fundamental II.

 

The actor-network theory in a didactic sequence for discussion of the theme ecosystems and their transformations

Abstract: This research consists of a study based on the actor-network theory to investigate the teaching and learning processes with 6th-grade students from a public school in Belo Horizonte from a didactic sequence that discusses ecosystems and their transformations. We adopted this educational method as a socio-material practice in which learning results from a process of association between humans, natural and technological artifacts built through a network of multiple facts, objects, and people. From this direction, we dedicate ourselves to answer: How is knowledge about the ecosystem and its transformations mobilized through a set of activities in a didactic sequence, of which an ecological trail stands out? In our results, we found that the didactic sequence enabled an experience that encompasses aspects and subjects that involve the subject and his surroundings, characterized as “aesthetic learning”, which provides a scientific education that expands students' perceptions about the environment.

Keywords: Learning Aesthetic; Actor-Network Theory; Elementary School.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLAIN. L. R. Mapeando a identidade profissional de licenciandos em Ciências Biológicas: um estudos Ator-Rede a partir do programa institucional de bolsa de iniciação a docência. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2015.

CALLON, M. Some elements of a sociology of translation: domestication of the scallops and the fishermen of Saint Brieuc Bay. In: Law, J. Power, Action and Belief. A New Sociology of Knowledge?, Boston: Routledge, 1986, p. 196-233.

CARO, C. M. et al. Construindo Consciências: Ciências, 7º ano. São Paulo: Scipione, 2009.

COUTINHO, F. A.; MATOS, S. A.; SILVA, F. A. R. Aporias dentro do movimento Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Apontamentos para uma solução. Revista Sociedade Brasileira do Ensino de Biologia - SBEnBio, São Paulo, n. 7, out. 2014.

COUTINHO, F. A.; GOULART, M. I. M.; PEREIRA, A. F. Aprendendo a ser afetado: contribuições para a educação em ciências na educação infantil. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 33, e155748, 2017.

COUTINHO, F. A.; VIANA, G.M. Teoria ator-rede e educação. Curitiba: Editora Appris, 2019.

FARIA, E. S.; COUTINHO, F. A. Educação científica em ação: a cartografia de controvérsias como prática de cidadania técnico-científica. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 133-147, 2015.

FENWICK, T.; EDWARDS, R. Researching education through actor-network theory. John Wiley & Sons, New Jersey, 2012.

FLANNERY, M. C. The conservation aesthetic and the microscopic aesthetic. Bioscience, Oxford, v. 49, n. 10, p. 801-808, 1999

FREIRE, L. L. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Comum, Rio de Janeiro, v. 11, n. 26, p. 46-65, 2006.

LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos. Rio de Janeiro, RJ: Ed. 34.1994.

LATOUR, B. How to Talk About the Body? The Normative Dimension of Science Studies. Body & Society, Califórnia: Sage, v. 10, n. 2-3, p. 205-229, 2004.

LATOUR, B. Reagregando Social: uma introdução a teoria do Ator – Rede. Bauru, SP: EDUSC, 2012.

LAW, J. Notes on the theory of the actor-network: Ordering, strategy, and heterogeneity. Systems practice, Berlim, v. 5, n. 4, p. 379-393, 1992.

LEOPOLD, A. A Sand County Almanac and Sketches Here and There. Oxford UniversityPress. New York, 1949.

LESTINGE, S.; SORRENTINO, M. As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida. Ciência & Educação, Bauru, v.14, n.3, p. 601-619, 2008.

LOPES, C.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do Meio: teoria e prática. Revista Geografia, Londrina, v. 18, n. 2, p. 173 – 191, 2009.

MELO, M. F. A. Q. A aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator – rede. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 177 – 190, 2011.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, New Jersey, v. 95, p. 601-626, 2011.

SANTOS, P. G. F. et al. A abordagem de questões científicas no ensino de ciências: uma compreensão de sequências didáticas propostas por pesquisas na área. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, SP, Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, 2011.

SANTOS, F. C. Sequência didática para o ensino fundamental: trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.

SAYES, E. Actor Network Theory and methodology: Just what does it mean to say that nonhumans have agency? Social Studies of Science, Kingston, v. 44, n.1, p. 134-149, 2014.

SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: o ensino de física a partir de temas controversos. Ciências & Ensino, v. 1, n. especial, 2007.

SILVA, R. L.; ARAUJO-QUEIROZ, M. B.; PRUDÊNCIO, C. A. V. CTS ou CTSA: o que (não) dizem as pesquisas sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente? ALEXANDRIA, Florianopolis, v. 12, p. 31-54, 2019

SILVEIRA JUNIOR, C.; LIMA, M.E.C. C; MACHADO, A. H. Leitura em sala de aula de ciências como uma prática social dialógica e pedagógica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 633-656, dez. 2015

SOLER, A. Água e urbanização na cidade de São Paulo: uma proposta de ensino para o ensino fundamental II. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo, 2016.

SOUZA, V. T. de. et al. Trilhas interpretativas como instrumento de Educação Ambiental. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 294-304, ago. 2012.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

DRESSLER, F. C. dos S.; RODRIGUES E SILVA, F. A.; KATO, D. S. A teoria ator-rede em uma sequência didática para discussão do tema ecossistemas e suas transformações. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 165–188, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24220. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24220. Acesso em: 16 abr. 2024.