Hexágono socioambiental: um jogo didático de educação ambiental no contexto escolar

Autores

  • Sirlei Aparecida de Lima Antoneli Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Paulo Henrique Gonsalves Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Juliana Mara Antonio Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24234
Agências de fomento

Resumo

Resumo: O presente artigo buscou relatar a criação de uma ferramenta lúdica (jogo de tabuleiro) e avaliar a sua aplicabilidade voltada para inserção dos princípios de uma Educação Ambiental (EA) crítica no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada em uma escola no interior no Paraná, a pesquisa envolveu uma intervenção que consistiu na aplicação do jogo e posterior validação do mesmo. Participaram da aplicação 14 docentes da referida escola, desses apenas 8 participaram da validação da ferramenta pedagógica. A validação do jogo aconteceu por meio de dois questionários pós-intervenção. Para análise dos questionários, nos apoiamos na análise de conteúdo de Bardin (2004) e na escala Likert de Oliveira (2005). A avaliação do jogo pelos professores revelou que o mesmo é uma ótima ferramenta didática para trabalhar a EA na perspectiva crítica. Os resultados também revelaram que o mesmo potencializa o trabalho interdisciplinar, pois integrou aspectos históricos, sociais e econômicos envoltos nas problemáticas socioambientais, além de promover a interação entre os participantes, o interesse e a criatividade.

Palavras-chave: Atividade lúdica; Meio Ambiente; Educação Ambiental.

 

Socio-environmental hexagon: a didatic game of enviornmental education in schoolar context

Abstract: This article sought to report the creation of a playful tool (board game) and to evaluate its applicability aimed at inserting the principles of a critical Environmental Education (EA) in the school context. It is a qualitative research, which was carried out in a school in the interior of Paraná, the research involved an intervention that consisted of the application of the game and its subsequent validation. 14 teachers from that school participated in the application, of which only 8 participated in the validation of the pedagogical tool. The game was validated using two post-intervention questionnaires. For the analysis of the questionnaires, we rely on the content analysis of Bardin (2004) and the Likert de Oliveira scale (2005). The evaluation of the game by the teachers revealed that it is a great didactic tool to work the EA in the critical perspective. The results also revealed that it enhances interdisciplinary work, as it integrated historical, social and economic aspects involved in socio-environmental issues, in addition to promoting interaction between participants, interest and creativity.

Keywords: Playful Activity; Envionment; Environmental Education.

 

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Biografia do Autor

Sirlei Aparecida de Lima Antoneli, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática Licenciada em Ciências Biológicas, com especialização em Ensino de Recursos Humanos para a Educação Básica. Guarapuava – Paraná.

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora e mestra em Ecologia e Recursos Naturais. Licenciada em Ciências Biológicas. Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental e docente do Departamento de Ciências Biológicas - UNICENTRO. R. Simeão Varela de Sá, 03 - Vila Carli, Guarapuava - PR, 85040-080, Guarapuava-PR

Paulo Henrique Gonsalves, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduando em Física e Ciência de Dados. Membro do grupo de pesquisa Transporte em Sistemas Complexos - UNICENTRO. Rua Simeão Varela de Sá, 03 - Vila Carli - 85040-080, Guarapuava - PR.

Juliana Mara Antonio, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Membro do Núcleo de Educação Ambiental do Departamento de Ciências Biológicas - UNICENTRO. R. Simeão Varela de Sá, 03 - Vila Carli, Guarapuava - PR, 85040-080, Guarapuava, PR.

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

ANTONELI, S. A. de L.; KATAOKA, A. M.; GONSALVES, P. H.; ANTONIO, J. M. Hexágono socioambiental: um jogo didático de educação ambiental no contexto escolar. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 277–295, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24234. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24234. Acesso em: 29 mar. 2024.