A relação entre atividades antrópicas e recursos hídricos: uma experiência didática baseada no ensino de ciências por investigação com alunos do ensino fundamental II

Autores

  • Anna Clara de Oliveira Rodrigues Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Andressa Nataly Almeida Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Geraldo Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0000-0002-1337-1236

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24291
Agências de fomento

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar as principais concepções dos alunos, de uma turma do ensino fundamental II, sobre a relação entre atividades antrópicas e recursos hídricos utilizando uma proposta didática baseada no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). A coleta de dados se deu por meio de gravação de áudios das discussões e registros dos estudantes sobre a relação entre atividades antrópicas e recursos hídricos. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados obtidos foram organizados em três categorias pré-estabelecidas: a) Concepções sobre o problema da poluição dos recursos hídricos; b) Concepções sobre a interpretação dos dados obtidos no processo de investigação; c) Concepções sobre o uso do conhecimento construído no ENCI em outros ambientes. A partir do ENCI, foi verificado que os alunos compreenderam diversos conceitos relacionados ao tema, foram cooperativos e participaram de forma ativa durante o desenvolvimento da atividade.

Palavras-chave: Ações antrópicas; Recursos hídricos; Ensino de Ciências por Investigação.

 

The relationship between anthropic activities and water resources: a didactic experience based in inquiry-based science education with elementary students II

Abstract: This work aims to present the main conceptions of students, from a class of elementary school II, on the relationship between human activities and water resources using a didactic experience based on the Inquiry-Based Science Education (IBSE). Data collection took place by recording audios from students' discussions and records on the relationship between human activities and water resources. The data were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA), and the results obtained were organized into four pre-established categories: a) Conceptions about the problem of water pollution; b) Conceptions about the interpretation of data obtained in the investigation process; c) Communication and recording of data obtained by students at ENCI; d) Conceptions about the use of knowledge built in IBSE in other environments. From the IBSE, it was verified that the students understood several concepts related to the theme, were cooperative and participated actively during the development of the activity.

Keywords: Anthropic actions; Water resources; Inquiry-Based Science Education.

 

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Biografia do Autor

Anna Clara de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Curso de Licenicatura em Ciências Biológicas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

Andressa Nataly Almeida Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Curso de Licenicatura em Ciências Biológicas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

Geraldo Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Prof. Dr. Geraldo W. Rocha Fernandes
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia
Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS

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Publicado

14-08-2020

Como Citar

RODRIGUES, A. C. de O.; PEREIRA, A. N. A.; FERNANDES, G. R. A relação entre atividades antrópicas e recursos hídricos: uma experiência didática baseada no ensino de ciências por investigação com alunos do ensino fundamental II. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 323–347, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.2.24291. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24291. Acesso em: 23 abr. 2024.