Formação de professores em Modelagem e a escola: que caminhos perseguir?

Autores

  • Ana Paula dos Santos Malheiros Departamento de Educação - UNESP - São José do Rio Preto, SP Programa de Pós-Graduação em Educação Mtemática - UNESP - Rio Claro, SP
  • Régis Forner
  • Lahis Braga Souza

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24566
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Resumo

Resumo: Buscamos, com este texto, discutir possibilidades para a formação de professores em Modelagem, considerando o contexto no qual eles atuam ou irão atuar: as escolas. Em um ensaio teórico, pautado no paradigma qualitativo, e com base em pressupostos freireanos, nosso debate se dá pelo viés das potencialidades da formação de professores frente ao contexto atual em que estamos inseridos, no qual impera um currículo prescrito. Imbricados nesse cenário e a partir de nossas vivências como formadores, defendemos que a escola se constitui como um lócus privilegiado para a formação dos professores e que as pesquisas desenvolvidas podem colaborar com a prática daqueles que estão diretamente envolvidos com os alunos, assim como com os futuros professores. Nessa dinamicidade, advogamos em favor da Modelagem enquanto uma possível abordagem passível de contribuir para a formação e para a prática do professor de Matemática, além de outros significados matemáticos para os alunos em uma perspectiva emancipadora e transformadora.

Palavras-chave: Educação Matemática; Formação Inicial de Professores; Formação Permanente de Professores; Paulo Freire.

 

Formation of teachers in Modeling and school: which ways to go?

Abstract: With this text, we seek to discuss possibilities for teacher training in Modeling, considering the context in which they work or will work: schools. From a theoretical essay, in a qualitative paradigm and based on Freire’s assumptions, our debate is based on the potential of teacher education in the current context in which we are inserted, in which a prescribed curriculum prevails. Imbricated in this scenario and from our experiences as formators, we defend that the school constitutes as a privileged locus for the formation of the teachers and that the research developed can collaborate with the practice of those directly involved with students, as well as with future teachers. In this dynamism, we advocate in favor of Modeling as a possible approach that can bring ways for the formation and practice of the Mathematics teacher, in addition to other mathematical meanings for students in an emancipatory and transformative perspective.

Keywords: Mathematical Education; Initial Formation of Teachers; Permanent Formation of Teachers; Paulo Freire.

 

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Malheiros, Departamento de Educação - UNESP - São José do Rio Preto, SP Programa de Pós-Graduação em Educação Mtemática - UNESP - Rio Claro, SP

Professora Livre-Docente do Departamento de Educação da UNESP, São José do Rio Preto, SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM - da UNESP, Rio Claro, SP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP, Rio Claro (2000), mestrado (2004), doutorado (2008) e livre-docência (2019) em Educação Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, mais especificamente, Educação Matemática e suas pesquisas têm foco, prioritariamente, em Modelagem Matemática e Formação de Professores. https://orcid.org/0000-0002-1140-4014

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

MALHEIROS, A. P. dos S.; FORNER, R.; SOUZA, L. B. Formação de professores em Modelagem e a escola: que caminhos perseguir?. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01–22, 2020. DOI: 10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.1.24566. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/24566. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos