Educação financeira: um plano para aplicação nos anos finais do ensino fundamental

Diandra Carla Uncini Brunhera

Resumo


Resumo: Este artigo busca propor um plano de aula sobre matemática financeira para alunos dos anos finais do ensino fundamental a fim de enfatizar a temática de educação financeira. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, e a pesquisa bibliográfica como técnica documental, utilizando as funções financeiras da planilha eletrônica do Excel como recurso complementar ao processo de ensino aprendizagem. Acredita-se que o uso de recursos tecnológicos em sala possa contribuir com o desenvolvimento de um aluno motivado e ativo, além da relevante contribuição social e econômica ao fomentar a formação de uma geração comprometida. Sugere-se aprofundar o assunto inserindo novos conceitos para a análise e, incentivando o planejamento antes da tomada de decisão, visando o bom desempenho do orçamento familiar.

Palavras-chave: Educação Financeira; Excel; Tecnologias.

 

Financial education: a plan for application in the final years of education

Abstract: This article seeks to propose a lesson plan on financial mathematics for students in the final years of elementary school in order to emphasize the theme of financial education. The research adopts a qualitative approach, and bibliographic research as a documentary technique, using the financial functions of the Excel spreadsheet as a complementary resource to the teaching-learning process. It is believed that the use of technological resources in the classroom can contribute to the development of a motivated and active student, in addition to the relevant social and economic contribution in fostering the formation of a committed generation. It is suggested to deepen the subject by inserting new concepts for analysis and, encouraging planning before decision making, aiming at the good performance of the family budget.

Keywords: Financial Education; Excel; Technologies.

 


Palavras-chave


Educação Financeira; Excel; Tecnologias.

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DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.25250

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