Gamificação no ensino de astronomia
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.4.26158Palavras-chave:
Gamificação em sala de aula, Ensino de Astronomia, PIBIDResumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar uma atividade didática, realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), envolvendo o ensino de Astronomia numa turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola do município de Vitória, ES. A atividade foi planejada e executada pelo subprojeto do Curso de Licenciatura em Física do IFES – Campus Cariacica. A metodologia foi baseada na Gamificação aplicada ao ensino-aprendizagem. A intervenção ocorreu em três etapas, sendo a primeira realizada em dois encontros, através de apresentações dialogadas sobre Astronomia usando slides e gifs, a segunda consistiu na aplicação da Gamificação através de um jogo e finalizando com a terceira etapa, foi aplicado um pequeno questionário. Ao final houve um momento de avaliação e as análises constataram que o ensino de Astronomia através da atividade gamificada do jogo conseguiu motivar os alunos, despertar o interesse pelo assunto e produzir indícios de aprendizagem.
Palavras-chave: Gamificação em sala de aula; Ensino de Astronomia; PIBID.
Gamification in astronomy teaching
Abstract: This work aims to report on a didactic activity, carried out in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), involving the teaching of Astronomy in a class of the first year of high school at a school in the city of Vitória, ES. The activity was carried out by the subproject of the Physics Degree Course at IFES - Campus Cariacica. The intervention took place in three stages, the first being in two meetings, through dialogued presentations on Astronomy using slides and gifs, the second consisted of the application of Gamification through a game and ending with the third stage, a small questionnaire was applied. At the end there was a moment of evaluation and the analyzes found that the teaching of Astronomy through the gamified activity of the game managed to motivate students, arouse interest in the subject and produce evidence of learning.
Keywords: Gamification activity in the classroom; Astronomy teaching; PIBID.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. N. Dinâmica lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Editora Loyola, 1974.
ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: Diálogos com a educação. In: FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C.; VANZIN, T. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 74 – 97.
BISCH, S. M. Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores. 1998. 301f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 7 de maio de 2020.
KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
LANGHI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.
LEITE, C. Os professores de Ciências e suas formas de pensar a Astronomia. 2002. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.
MIRANDA, J.C.; GONZAGA, R.C.; COSTA, R.C.; FREITAS, C.C.C.; CÔRTES, K.C. Jogos didáticos para o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental. Scientia plena. São Cristóvão - SE, v. 12, n. 2, p. 1-11, 2016. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2742>. Acesso em 26 ago. 2020.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação.Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Da terra às galáxias: uma introdução à astrofísica. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1997.
PAGANINI, E. R. A máquina: uma proposta de livro-jogo para o ensino de eletrodinâmica básica. 2018. 233 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica, Cariacica, 2018. Acesso 26 de agosto de 2020, https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6380234.
PORTAL BLOGSPOT. Jogando aprendendo ensinando. 2013. Disponível em: <http://jogandoaprendendoensinando.blogspot.com.br/2013/11/passa-ou-repassa.html>. Acesso em 7 de maio de 2020.
SOLER, D. R.; LEITE, C. Importância e justificativas para o ensino de astronomia: um olhar para as pesquisas da área. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, II, 2012, São Paulo. Cadernos de resumos... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. p. 370-379. Disponível em: <https://www.sab-astro.org.br/eventos/snea/ii-snea/atas/comunicacoes-orais/ co21/>. Acesso em 26 agos. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.