PROGRAMAS EDUCACIONAIS NA DÉCADA DE NOVENTA: A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DA “NOVA DIREITA” NO BRASIL

Autores

  • Adreana Dulcina Platt

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.1118

Palavras-chave:

Educação, Políticas da Nova Direita, Políticas Educacionais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo resgatar histórica e conceitualmente os principais programas educacionais que durante toda a década de noventa foram fomentados pelo governo federal e articulados pelo Ministério da Educação enquanto medidas segundo a reforma da educação proposta em todo este período.  Da mesma forma empreendemos a análise crítica desta agenda frente ao processo de reestruturação da agenda econômica proposto pela articulação da Nova Direita. Foram sistematizados e estudados cinco grandes blocos de programas e mais detidamente os Programas de Apoio Financeiro, Alimentar, à Saúde, à Escola/alunos e às Famílias e os Programas de Correção de Fluxo. O estudo conclui que, as políticas educacionais na década estudada, visam a inclusão dos indivíduos que historicamente se pautam à margem da distribuição de riquezas, da atividade laboral e do acesso a bens e serviços sociais, porém, que essas políticas são essencialmente paliativas, buscando eliminar os conflitos sociais e apenas aliviar a extrema pobreza da população, porquanto é gerenciada pelo viés sistêmico da relação custo-benefício.

PALAVRAS-CHAVE:

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Publicado

16-04-2009

Como Citar

PLATT, A. D. PROGRAMAS EDUCACIONAIS NA DÉCADA DE NOVENTA: A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DA “NOVA DIREITA” NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 37–57, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.1118. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1118. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado