PROGRAMAS EDUCACIONAIS NA DÉCADA DE NOVENTA: A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DA “NOVA DIREITA” NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.1118Ключові слова:
Educação, Políticas da Nova Direita, Políticas Educacionais.Анотація
Este artigo tem por objetivo resgatar histórica e conceitualmente os principais programas educacionais que durante toda a década de noventa foram fomentados pelo governo federal e articulados pelo Ministério da Educação enquanto medidas segundo a reforma da educação proposta em todo este período. Da mesma forma empreendemos a análise crítica desta agenda frente ao processo de reestruturação da agenda econômica proposto pela articulação da Nova Direita. Foram sistematizados e estudados cinco grandes blocos de programas e mais detidamente os Programas de Apoio Financeiro, Alimentar, à Saúde, à Escola/alunos e às Famílias e os Programas de Correção de Fluxo. O estudo conclui que, as políticas educacionais na década estudada, visam a inclusão dos indivíduos que historicamente se pautam à margem da distribuição de riquezas, da atividade laboral e do acesso a bens e serviços sociais, porém, que essas políticas são essencialmente paliativas, buscando eliminar os conflitos sociais e apenas aliviar a extrema pobreza da população, porquanto é gerenciada pelo viés sistêmico da relação custo-benefício.
PALAVRAS-CHAVE:
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.