FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: O FORMADOR EM DESTAQUE

Autores

  • Paulo Wichnoski Famper - Faculdade de Ampére
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.16670
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pesquisa Fenomenológica. Investigação Matemática.

Resumo

Neste texto destacamos a figura do formador em um contexto de formação continuada de professores de matemática em Investigação Matemática. Sob a postura fenomenológico-hermenêutica interrogamos: o que se mostra acerca dos orientadores de professores que trabalharam sob a perspectiva da Investigação Matemática no PDE[1]? Frente ao interrogado, manifestaram-se aspectos que dizem da formação, da área de atuação e da experiência profissional dos orientadores, os quais são plurais e, por vezes, não se coadunam com a perspectiva assumida nos trabalhos orientados. Concluímos que, entre outros fatores, essa descentralização de área pode ter corroborado para o desencontro entre a formação teórica e prática evidenciado no contexto do PDE, culminando em práticas inócuas.

[1] Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná.

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Famper - Faculdade de Ampére

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Professor do curso de matemática da Faculdade de Ampére. Nas atividades de pesquisa, dedica-se à Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de cálculo diferencial e integral I e II, álgebra vetorial e geometria analítica.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutor em educação científica e tecnológica (ensino), UFSC. Docente do Colegiado de
Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Cascavel.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: O FORMADOR EM DESTAQUE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.16670, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.16670. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16670. Acesso em: 28 mar. 2024.