FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: O FORMADOR EM DESTAQUE
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.16670Mots-clés :
Formação de Professores. Pesquisa Fenomenológica. Investigação Matemática.Résumé
Neste texto destacamos a figura do formador em um contexto de formação continuada de professores de matemática em Investigação Matemática. Sob a postura fenomenológico-hermenêutica interrogamos: o que se mostra acerca dos orientadores de professores que trabalharam sob a perspectiva da Investigação Matemática no PDE[1]? Frente ao interrogado, manifestaram-se aspectos que dizem da formação, da área de atuação e da experiência profissional dos orientadores, os quais são plurais e, por vezes, não se coadunam com a perspectiva assumida nos trabalhos orientados. Concluímos que, entre outros fatores, essa descentralização de área pode ter corroborado para o desencontro entre a formação teórica e prática evidenciado no contexto do PDE, culminando em práticas inócuas.[1] Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná.
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