FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: O FORMADOR EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.16670Ключові слова:
Formação de Professores. Pesquisa Fenomenológica. Investigação Matemática.Анотація
Neste texto destacamos a figura do formador em um contexto de formação continuada de professores de matemática em Investigação Matemática. Sob a postura fenomenológico-hermenêutica interrogamos: o que se mostra acerca dos orientadores de professores que trabalharam sob a perspectiva da Investigação Matemática no PDE[1]? Frente ao interrogado, manifestaram-se aspectos que dizem da formação, da área de atuação e da experiência profissional dos orientadores, os quais são plurais e, por vezes, não se coadunam com a perspectiva assumida nos trabalhos orientados. Concluímos que, entre outros fatores, essa descentralização de área pode ter corroborado para o desencontro entre a formação teórica e prática evidenciado no contexto do PDE, culminando em práticas inócuas.[1] Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná.
Downloads
Опубліковано
Як цитувати
Номер
Розділ
Ліцензія
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.