O uso de Tecnologia Assistiva: fator relevante aos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.31339

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva; Deficiência Visual; Educação Inclusiva.

Resumo

O uso de Tecnologias Assistivas (TAs) para os processos de ensino e de aprendizagem pode ser de grande contribuição para promover autonomia, igualdade de acesso à informação, interação e inclusão social de alunos com deficiência visual (DV). Assim, o objetivo deste trabalho foi alcançar estudos voltados ao ensino básico e superior, que discutem o uso das TAs para minimizar barreiras em contextos educacionais envolvendo DV. A metodologia utilizada é a revisão integrativa que trata-se de um formato que possibilita a revisão, a crítica e a síntese de pesquisas. Foram analisados 18 artigos provenientes das bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo. Por meio de uma leitura aprofundada dos estudos, os resultados apontam que as TAs possuem grande potencial para a aprendizagem de alunos com DV, mas para que esse feito ocorra na prática depende de diversos fatores, incluindo a superação de barreiras como a disponibilidade de recursos adequados até a necessidade de profissionais capacitados.

Referências

ALVARISTO, E. de F.; SANTINELLO, J. As contribuições da Tecnologia Assistiva Dosvox para professores em formação inicial: intermediando práticas tecnológicas inclusivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 4, p. 3086-3105, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15600. Acesso em: 20 jul. 2022.

ALVES, C. C. D. F. et al. Assistive technology applied to education of students with visual impairment. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 26, n. 2, p. 148-152, 2009. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v26n2/07.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.

ARSLANTAS, T. K.; YILDIRIM, S.; ARSLANTEKIN, B. A. Educational affordances of a specific web-based assistive technology for students with visual impairment. Interactive Learning Environments, [s. l.], v. 29, n. 6, p. 1037-1054, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2019.1619587 . Acesso em: 20 jul. 2022.

BATEMAN, A. et al. A user-centered design and analysis of an electrostatic haptic touchscreen system for students with visual impairments. International Journal of Human-Computer Studies, [s. l.], v. 109, p. 102-111, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1071581917301301. Acesso em: 21 jul. 2022.

BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva, 2017. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso: 10 jul. 2022.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

BARROS, A. B.; SILVA, S. M. M. da; COSTA, M. da P. R. da. Dificuldades no processo de inclusão escolar: percepções de professores e de alunos com deficiência visual em escolas públicas. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 35, n. 88, p. 145-163, jan. 2015 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2015000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 jul. 2023.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Senado Federal: Coordenação de Edições Técnicas, 2015. 65 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/513623/001042393.pdf. Acesso em: jun. 2022.

BRUNO, M. M. G.; NASCIMENTO, R. A. L. do. Accessibility policy: What people with visual impairment say. Educação & Realidade, v. 44, n. 1, p. 1-15, 2019.

COHEN, L.; WONG, M. E.; TAN, D. A study of assistive technology use by students with visual impairments in Singapore. In: International Technology, Education and Development Conference, 5, 2011. Anais […] Espanh: IATED, 2011. p. 5029-5031. Disponível em: https://library.iated.org/view/COHEN2011AST. Acesso em: 22 jul. 2022.

ERHARDT, R. J.; SHUMAN, M. P. Assistive technologies for second-year statistics students who are blind. Journal of Statistics Education, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 28, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10691898.2015.11889733. Acesso em: 21 jul. 2022.

FERRONI, M. C. C.; GASPARETTO, M. E. R. F. Escolares com baixa visão: percepção sobre as dificuldades visuais, opinião sobre as relações com comunidade escolar e o uso de recursos de tecnologia assistiva nas atividades cotidianas. Revista Brasileira de Educação Especial, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 301-318, jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/b3nNsTzt87gtLc9gctJFzRL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2022.

SALLES-FILHO, S. Como o Mundo Vai Avaliar a Excelência na Pesquisa? Jornal da Unicamp, Campinas/SP, 28 de fev. 2023. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/artigos/como-o-mundo-vai-avaliar-excelencia-na-pesquisa. Acesso em: 21 jun. 2023.

KAMAGHE, J. S.; LUHANGA, E. T.; MICHAEL, K. The challenges of adopting M-learning assistive technologies for visually impaired learners in higher learning institution in Tanzania. International Journal of Emerging Technologies in Learning, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 140-151, 2020. Disponível em: http://41.59.85.213/bitstream/handle/20.500.12479/983/JA_CoCSE_2020.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jul. 2022.

KELLY, S. M. Inclusion and students with visual impairments. In: BAKKEN, J. P.; OBIAKOR, F. E. General and special education inclusion in an age of change: Impact on students with disabilities (Advances in Special Education Volume 31). Reino Unido: Emerald Group Publishing Limited, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S0270-401320160000031005. Acesso em: 21 jul. 2022.

KHARADE, K.; HA, H.; UBALE, A. Empowering Students with Visual Impairment to Prepare for Disasters via Differentiated Instruction Technique: A Case Study in India. International Journal of Special Education, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 567-585, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1184175. Acesso em: 20 jul. 2022.

LAURENTINO, T. G. et al. evALLution: making basic evolution concepts accessible to people with visual impairment through a multisensory tree of life. Evolution: Education and Outreach, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 1-14, mar. 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s12052-021-00143-1. Acesso em: 20 jul. 2022.

LUDI, S.; REICHLMAYR, T. The use of robotics to promote computing to pre-college students with visual impairments. ACM Transactions on Computing Education, [s. l.], v. 11, n. 3, p. 1-20, 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2037276.2037284. Acesso em: 22 jul. 2022.

NASCIMENTO, R. A. L. O Impacto dos recursos de tecnologia assistiva na educação e inclusão da pessoa com deficiência visual. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.

PACKER, A. L. et al. (ORG.). SciELO – 15 anos de acesso aberto: um estudo analítico sobre acesso aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014. p. 188.

REGEC, V. Analysis of Accessibility of the Electronic Graphic Elements and Other Focal Areas in Tertiary Education. In: h International Conference on Education and Educational Psychology, 7., 2016. Anais […] [s. l.], ICEEPSY, 2016. p. 5029-5031. Disponível em: https://www.europeanproceedings.com/article/10.15405/epsbs.2016.11.35. Acesso em: 21 jun. 2022.

SANTOS, P. V.; BRANDÃO, G. C. de A. Tecnologias Assistivas no Ensino de Física para Alunos com Deficiência Visual: um estudo de caso baseado na audiodescrição. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. 1-15, e20046, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SV5RWTYNqG3C9dZP74dXjWj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2022.

SCOPUS. Guia de Referência Rápida. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Scopus_Guia%20de%20refer%C3%AAncia%20r%C3%A1pida_10.08.2016.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.

TSINAJINIE, G.; KIRBOYUN, S.; HONG, S. An Outdoor Project-Based Learning Program: Strategic Support and the Roles of Students with Visual Impairments Interested in STEM. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 74-86, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-020-09874-0. Acesso em: 20 jul. 2022.

TUWAYM, S. T. B.; BERRY, A. B. Assistive technology for students with visual impairments: A resource for teachers, parents, and students. Rural Special Education Quarterly, v. 37, n. 4, p. 219-227, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/8756870518773397. Acesso em: 20 jul. 2022.

VELLOSO, M. et al. Abordagem da Lei de Ohm para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Superior. Latin-American Journal of Physics Education, v. 15, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7918018. Acesso em: 20 jul. 2022.

WONG, M. E. Guiding Teachers of Students with Visual Impairments to Make Assistive Technology Decisions: Preliminary Experience Using the Wisconsin Assistive Technology Initiative. Journal of Enabling Technologies, [s. l.], v. 33, n. 4, 2019. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9604.12228. Acesso em: 20 jul. 2022.

ZERBETO, A. B. et al. Atuação de equipe interdisciplinar com escolar que apresenta baixa visão por hipótese diagnóstica de doença de stargardt. Revista CEFAC, [s. l.], v. 17, p. 291-299, fev. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/T5VCsPvJcyKfLcyPYPCQNCH/abstract/?lang=pt#ModalArticles. Acesso em: 21 jul. 2022.

Downloads

Publicado

22-11-2023

Como Citar

LIMA, A. C.; ULBRICHT, V. R. O uso de Tecnologia Assistiva: fator relevante aos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência visual . Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 578–596, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.31339. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31339. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios