Diferentes formas de pensamentos para a construção de pesquisas na área da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.31832

Palavras-chave:

Epistemologia; Pesquisa em Educação; Projetos de Pesquisa.

Resumo

Este artigo visa a reflexão sobre diversas formas de pensamento e estrutura para a pesquisa em educação, mais precisamente, para a construção de caminhos para as problemáticas dessas pesquisas. As diferentes formas de pensamento e estrutura, sejam filosóficas ou sociológicas, ou outras, possuem muitos aspectos a serem considerados; os diferentes desdobramentos dessas matrizes, diga-se, mais conhecidas, trouxeram consequências para a área da pesquisa em educação exigindo que, desde a escrita dos projetos ou pré-projetos, os candidatos aos processos seletivos para mestrado ou doutorado, estejam atentos às especificidades das diferentes formas de pensamento e estrutura. Assim, esse trabalho, de natureza ensaística, tem como proposta geral, apresentar essas formas de pensamento e estrutura e indicar leituras referenciais para contribuir para a escrita de projetos e pré-projetos de mestrado e doutorado em Educação.

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Publicado

22-11-2023

Como Citar

BARBOSA, A. L. M.; SILVA, C. R. da. Diferentes formas de pensamentos para a construção de pesquisas na área da Educação. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 540–556, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.31832. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31832. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios