A motivação e a Pós-Graduação: um estudo sobre os pós-graduandos em Administração de uma Universidade Federal de Minas Gerais

A STUDY ON POSTGRADUATE STUDENTS IN ADMINISTRATION AT A FEDERAL UNIVERSITY IN MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32788

Palavras-chave:

Motivação; Pós-Graduação; Teoria da Autodeterminação.

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar a motivação dos estudantes de pós-graduação em administração de uma universidade federal em Minas Gerais à luz da teoria da autodeterminação. Para embasar a pesquisa, o referencial traz a contextualização da pós-graduação no Brasil e apresenta a motivação à luz da teoria da autodeterminação. Em relação ao método, utilizou-se o estudo qualitativo básico, a coleta de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. A pesquisa apontou que em relação a pós-graduação, os pós-graduandos estão motivados extrinsecamente, apresentando variedade de grau conforme as situações e atividades. A regulação externa e introjetada são predominantes nas atividades e aulas que não são de interesse dos estudantes, já a regulação por identificação e integrada, é evidenciada nas aulas/atividades de interesse. Portanto, percebe-se que o tipo de motivação é influenciado pelo nível de interesse dos pós-graduandos na atividade desempenhada. Para intensificar o grau de motivação dos pós-graduandos mostrou-se necessário um processo de transformação fundamentado no diálogo, na integração, na participação e na maior autonomia dos estudantes na pós-graduação.

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

DIAS RESENDE, D.; ALMEIDA DE OLIVEIRA, L.; CARVALHO ALVES CAPPELLE, M. A motivação e a Pós-Graduação: um estudo sobre os pós-graduandos em Administração de uma Universidade Federal de Minas Gerais: A STUDY ON POSTGRADUATE STUDENTS IN ADMINISTRATION AT A FEDERAL UNIVERSITY IN MINAS GERAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 186–206, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32788. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32788. Acesso em: 27 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares