PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA NA PRÁTICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CIPOLÂNDIA/MS: OPORTUNIDADES E INSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Paulo Gomes Lima
  • Luzia Nunes Mamoré - Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.5725

Palavras-chave:

Educação do Campo, Inserção e oportunização social.

Resumo

Este artigo analisa a percepção de jovens entre 23 a 30 anos de Cipolândia/MS, acerca dos impactos e contribuições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e adultos Projovem Campo - Saberes da Terra à sua inserção e oportunização social. Utilizou-se a abordagem qualitativa como perspectiva de tratamento do objeto, por meio da entrevista como instrumento de coleta de dados, a partir de um roteiro previamente elaborado com questões semi-estruturadas e a pesquisa-ação como dimensão interventiva. Os resultados evidenciaram que, embora o PROJOVEM-Campo: Saberes da Terra tenha como proposta a qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores existem questões de fundo que ainda necessitam ser resolvidas: o direito à terra, a estrutura de programas de geração de renda, o apoio e criação de instrumentos para a fixação do homem no campo. Nesse sentido, as percepções dos sujeitos entrevistados, para a realidade de Cipolândia/MS, sinalizaram que a inserção e oportunização social desencadedas pelo programa é válida, mas muito frágil.

 

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Publicado

19-10-2013

Como Citar

LIMA, P. G.; MAMORÉ - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, L. N. PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA NA PRÁTICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CIPOLÂNDIA/MS: OPORTUNIDADES E INSERÇÃO SOCIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 199–219, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.5725. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5725. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo