PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA NA PRÁTICA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM CIPOLÂNDIA/MS: OPORTUNIDADES E INSERÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.5725Palavras-chave:
Educação do Campo, Inserção e oportunização social.Resumo
Este artigo analisa a percepção de jovens entre 23 a 30 anos de Cipolândia/MS, acerca dos impactos e contribuições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e adultos Projovem Campo - Saberes da Terra à sua inserção e oportunização social. Utilizou-se a abordagem qualitativa como perspectiva de tratamento do objeto, por meio da entrevista como instrumento de coleta de dados, a partir de um roteiro previamente elaborado com questões semi-estruturadas e a pesquisa-ação como dimensão interventiva. Os resultados evidenciaram que, embora o PROJOVEM-Campo: Saberes da Terra tenha como proposta a qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores existem questões de fundo que ainda necessitam ser resolvidas: o direito à terra, a estrutura de programas de geração de renda, o apoio e criação de instrumentos para a fixação do homem no campo. Nesse sentido, as percepções dos sujeitos entrevistados, para a realidade de Cipolândia/MS, sinalizaram que a inserção e oportunização social desencadedas pelo programa é válida, mas muito frágil.
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