ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO

Autores

  • Regina Bonat Pianovski
  • Maria Antônia de Souza
  • Patricia Correia de Paula Marcoccia - Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8813
Agências de fomento
CAPES/ Observatório da Educação

Palavras-chave:

classes multisseriadas, educação especial. formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar as escolas públicas do campo e tecer reflexões sobre as políticas necessárias à superação da desigualdade e exclusão social. O texto é oriundo de investigações coletivas que fazem uso do instrumental da abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como técnicas de coleta de dados a entrevista, observação e análise documental. Analisa-se a situação das crianças com necessidades educacionais especiais e a realidade escolar das classes multisseriadas, no estado do Paraná. Constata-se a exclusão marcante no que tange às dificuldades de acesso à escola das pessoas com necessidades especiais, bem como a frágil formação dos professores e condições de trabalho. Após análise da realidade estadual, com estudos de caso, verifica-se o potencial das políticas locais e das práticas pedagógicas organizadas coletivamente, como mecanismos de superação de problemas escolares.

Palavras-chave: escola do campo, desigualdade, exclusão, política educacional.

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Publicado

21-10-2013

Como Citar

PIANOVSKI, R. B.; SOUZA, M. A. de; MARCOCCIA - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, P. C. de P. ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 31–43, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.8813. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8813. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo