ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO: POLÍTICAS NECESSÁRIAS À SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE E EXCLUSÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8813Mots-clés :
classes multisseriadas, educação especial. formação de professoresRésumé
O objetivo deste artigo é caracterizar as escolas públicas do campo e tecer reflexões sobre as políticas necessárias à superação da desigualdade e exclusão social. O texto é oriundo de investigações coletivas que fazem uso do instrumental da abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como técnicas de coleta de dados a entrevista, observação e análise documental. Analisa-se a situação das crianças com necessidades educacionais especiais e a realidade escolar das classes multisseriadas, no estado do Paraná. Constata-se a exclusão marcante no que tange às dificuldades de acesso à escola das pessoas com necessidades especiais, bem como a frágil formação dos professores e condições de trabalho. Após análise da realidade estadual, com estudos de caso, verifica-se o potencial das políticas locais e das práticas pedagógicas organizadas coletivamente, como mecanismos de superação de problemas escolares.
Palavras-chave: escola do campo, desigualdade, exclusão, política educacional.
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