FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: A LUTA POR UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NA ENCRUZILHADA DO MERCADO

Autores

  • Adelaide Ferreira Coutinho
  • Maria da Conceição Lobato Muniz
  • Diana Costa Diniz
  • Cacilda Rodrigues Cavalcanti - Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8820

Palavras-chave:

Educação do Campo. Educação. Maranhão

Resumo

RESUMO

 

Este trabalho discute a formação do educador necessária à Educação do Campo. As estatísticas oficiais, bem como as pesquisas acadêmicas demonstram que o Maranhão ainda tem um grande déficit de professores habilitados para atuar na educação básica do campo.  Nessa reflexão adota-se, como aporte metodológico, a perspectiva materialista histórico-dialética na tentativa de desvendar o objeto investigado, tendo como desafio captar dialeticamente os elementos e as determinações histórico-sociais e suas inter-relações. Destaca-se que as ações visando a formação de professores para as escolas do campo são incipientes, tanto no que se refere à formação inicial quanto à formação continuada. A maioria dos cursos ofertados não inclui professores que atuam nas escolas do campo, bem como não atendem as especificidades desse contexto. Assim, cabe discutir sobre a formação do educador que se quer para a Educação do Campo, sustentando-se que esse profissional deve ser preparado política e tecnicamente para atuar nos diferentes contextos do campo. Compreende-se que a formação desse educador não pode prescindir do ambiente universitário e do tripé ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma formação sólida e diversificada. No Maranhão, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra vem desenvolvendo suas atividades visando à superação dessa realidade.

Palavras-chave: Educação do Campo. Formação do Educador. Maranhão.

Downloads

Publicado

20-10-2013

Como Citar

COUTINHO, A. F.; MUNIZ, M. da C. L.; DINIZ, D. C.; CAVALCANTI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, C. R. FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: A LUTA POR UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NA ENCRUZILHADA DO MERCADO. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 75–91, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.8820. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8820. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo