FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: A LUTA POR UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NA ENCRUZILHADA DO MERCADO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8820Mots-clés :
Educação do Campo. Educação. MaranhãoRésumé
RESUMO
Este trabalho discute a formação do educador necessária à Educação do Campo. As estatísticas oficiais, bem como as pesquisas acadêmicas demonstram que o Maranhão ainda tem um grande déficit de professores habilitados para atuar na educação básica do campo. Nessa reflexão adota-se, como aporte metodológico, a perspectiva materialista histórico-dialética na tentativa de desvendar o objeto investigado, tendo como desafio captar dialeticamente os elementos e as determinações histórico-sociais e suas inter-relações. Destaca-se que as ações visando a formação de professores para as escolas do campo são incipientes, tanto no que se refere à formação inicial quanto à formação continuada. A maioria dos cursos ofertados não inclui professores que atuam nas escolas do campo, bem como não atendem as especificidades desse contexto. Assim, cabe discutir sobre a formação do educador que se quer para a Educação do Campo, sustentando-se que esse profissional deve ser preparado política e tecnicamente para atuar nos diferentes contextos do campo. Compreende-se que a formação desse educador não pode prescindir do ambiente universitário e do tripé ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma formação sólida e diversificada. No Maranhão, o curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra vem desenvolvendo suas atividades visando à superação dessa realidade.
Palavras-chave: Educação do Campo. Formação do Educador. Maranhão.
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