Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 1 (2006)
v. 1 n. 1 (2006)
Publicado:
07-12-2007
Páginas Iniciais
APRESENTAÇÃO DESTE NÚMERO DA REVISTA
Equipe Editorial
p. 01-12
PDF
Fundamentos da Educação
UMA NOVA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O NOSSO TEMPO
Gilberto Luiz Alves
p. 15-24
PDF
APOGEU E CRISE DE UMA ÉPOCA: AS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS
Terezinha Oliveira
p. 25-36
PDF
COMENIUS: O PRECURSOR DA PEDAGOGIA MODERNA
Arcielli Royer, Tânia Pereira da Silva Sens, Gilmar Henrique da Conceição
p. 37-40
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PERIODO IMPERIAL BRASILEIRO
Julia Malanchen, Paulino José Orso
p. 41-46
PDF
OS PROFESSORES DO BRASIL IMPERIAL
André Paulo Castanha
p. 47-52
PDF
A FIGURA FEMININA NO CONTEXTO DA INQUISIÇÃO
Mariza Scheffer Freire, Vilma Pereira Sobrinho, Gilmar Henrique da Conceição
p. 53-58
PDF
A FILOSOFIA EDUCACIONAL NA PEDAGOGIA JESUÍTICA: AVANÇO OU RETROCESSO?
Silvia Letícia Spanhol, Gilmar Henrique da Conceição
p. 59-64
PDF
O PAPEL DA RELIGIÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR
Franciele S. Santos, Franciele T. Viana
p. 65-68
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO URBANA: APROXIMAÇÕES E RUPTURAS
Franciele Soares dos Santos
p. 69-72
PDF
UMA REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A QUESTÃO DO TRABALHO NA VISÃO DE ENGUIT
Emanoela Regina Tomas, Lenir Bavaresco, Zenira Maria Malacarne Signori, Gilmar H. da Conceição
p. 73-76
PDF
ESCOLA DO TRABALHO UMA PEDAGOGIA SOCIAL: UMA LEITURA DE M. M. PISTRAK
Eliseu Santana, André Paulo Castanha
p. 77-81
PDF
REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO
Antonio Santos da Luz, Georgia Sobreira dos Santos Cêa
p. 83-87
PDF
AS PRECARIEDADES E IMPUNIDADES DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICO BRASILEIRO
Adriéle Cristina de Souza, Gilmar Henrique da Conceição
p. 89-92
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O LEITO DE PROCUSTO: O DESAFIO DO SÉCULO XXI
Ana Paula Santi, Estela Cristina Coelho, Jane Peruzo Iacono
p. 93-98
PDF
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO FORMA DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
Marley Kniphoff
p. 99-102
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Elisabeth Rossetto, Anacleide Sobral Adami, Juçara Kremer, Nilton Pagani, Marizete T. Nascimento Silva
p. 103-108
PDF
UMA REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO A PARTIR DO ARTIGO 208 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Claudia Simone Bernartt, Gilmar Henrique da Conceição
p. 109-112
PDF
ENTRE ALFABETIZAR E EDUCAR: POR QUE RELER ESTA QUESTÃO?
Aparecida Favoreto, Maria Inalva Galter
p. 113-118
PDF
A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Cezar Ricardo de Freitas, Maria Inalva Galter
p. 119-123
PDF
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM BAKHTINIANA
Rosemeiri Custódio da Silva, Maria José Rizzi Henriques
p. 125-130
PDF
FILOSOFIA POLÍTICA E DESEJO
Gilmar Henrique da Conceição
p. 131-138
PDF
VYGOTSKI E O PAPEL DA LINGUAGEM ENQUANTO UM FENÔMENO HISTÓRICO-SOCIAL
Elisabeth Rossetto
p. 139-142
PDF
A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA DA UNIOESTE: TESES E DISSERTAÇÕES
Marinês Limberger, Paulino José Orso
p. 143-148
PDF
Fundamentos Metodológicos
A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA VISÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Simone Rodrigues, Beatriz Helena Dal Molin
p. 151-154
PDF
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE: DANDO VOZ AOS ALUNOS JÁ FORMADOS
Maria Lídia Sica Szymanski
p. 155-160
PDF
PRAGMATISMO E CURRÍCULO: A CONCEPÇÃO NEOLIBERAL DE EDUCAÇÃO CURRICULAR
Ivanildo Claro da Silva, Antonio Bosco de Lima
p. 161-166
PDF
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Cátia Claudia Lang, Cristiane Dalposso de Araújo, Eliane Luiza Schumacher, Ivete Janice de Oliveira Brotto
p. 167-172
PDF
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA E O PROBLEMA DA HIERARQUIZAÇÃO DAS LETRAS
Alaércio Vianei Pinatti, Claudiane Guttler, Estela Schneider, Ivete Janice de Oliveira Brotto
p. 173-178
PDF
UM ESTUDO SOBRE A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORTOGRÁFICO DE P . SEYMOUR
Patrícia Debarba Fenille, Flávia Anastácia de Paula
p. 179-182
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA E ARGUMENTTIVA DO TEXTO
Claudia Aparecida Simões Miranda, Graziele Boff, Nádia Karina Ruhmke Ramos, Talismara Pereira, Sanimar Busse
p. 183-188
PDF
UMA PALAVRA SOBRE A PRESCRIÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Silvana de Araújo Vailões, Aparecida Feola Sella
p. 189-192
PDF
AS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dayane Gaio Hoffmann, Aparecida Feola Sella
p. 193-196
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TERRAS BRASILEIRAS
Clarice Cristina Corbar, Any Lamb Fenner
p. 197-202
PDF
O USO DE ANÚNCIOS DE PROPAGANDA NA CONSOLIDAÇÃO DO CURRÍCULO DA LÍNGUA INGLESA
Valdomiro Polidório
p. 203-210
PDF
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Ana Paula Domingos, Clarice Cristina Corbari
p. 211-216
PDF
UMA REFLEXÃO SOBRE O DESENHO: A EXPRESSÃO DO REAL NA PRODUÇÃO DOS EDUCANDOS DO EURECA II
Edson de Souza, Patrícia Prim dos Reis Santos, Flavia A. de Paula
p. 217-219
PDF
ESCOLA E MÍDIA: QUE CAMINHO É ESTE?
Simone Rodrigues, Beatriz Helena Dal Molin
p. 221-224
PDF
Políticas Educacionais
ESTADO MILITAR E AS REFORMAS EDUCACIONAIS
Cleci Terezinha Battistus, Cristiane Limberger, André Paulo Castanha
p. 227-232
PDF
EDUCAÇÃO: DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO
Claudio A. Peres, André P. Castanha
p. 233-238
PDF
O NEOLIBERALISMO E A CRISE NOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Tiago Limanski, Roberto Antônio Deitos
p. 239-243
PDF
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO MOVIMENTO DO CAPITALISMO
Anacleide Sobral Adami, Gilmara Aparecida da Silva Gasoto, Juçara Kremer, Nilton Pagani, Neiva Gallina Mazzuco
p. 245-250
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A FUNÇÃO DO PEDAGOGO
Andréa Cristina Martelli
p. 251-256
PDF
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUESTÃO
Egeslaine de Nez, Marijane Zanotto
p. 257-262
PDF
AS POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 80 E 90: A CONCEPÇÃO DA ESCOLA SOBRE AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Ana Paula Santi, Antonio Bosco de Lima
p. 263-269
PDF
POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL FRENTE ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Iraci Anzolin, Vera Lúcia Balbinotti, Heladio Balerini
p. 271-276
PDF
À CAMINHO DA COMPREENSÃO MATEMÁTICA
Fátima Villas Boas, José Roberto Carvalho, Leila L. Pavan Moritz, Marinês Limberger, Sueli Solange V. Vergütz, Terezinha da Silva Rocha, Neiva Gallina Mazzuco
p. 277-282
PDF
CLASSES ESPECIAIS E ESCOLAS ESPECIAIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL, COMO PROGRAMAS SUBSTITUTOS DO ENSINO REGULAR: ATÉ QUANDO?
Jane Peruzo Iacono
p. 283-288
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E LIMITES
Cleci Terezinha Battisttus, Silvia Maria Sorbar, Jane Peruzo Iacono
p. 289-294
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS DO "NÃO ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO CASCAVEL"
Michele Neves da Silva, Flávia Anastácio de Paula
p. 295-300
PDF
UM BALANÇO DO PROGRAMA NACIONAL BOLSA ESCOLA (2001-2003)
Egeslaine de Nez
p. 301-306
PDF
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA (CONTRA)REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO GOVERNO LULA: DESVELANDO A IDÉIA DO CONSENSO
Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Luiz Fernando Reis
p. 307-310
PDF
POLÍTICAS DO GOVERNO REQUIÃO PARA AS UNIVERSIDADES PARANAENSES: UM BALANÇO PRELIMINAR
Luiz Fernando Reis
p. 311-314
PDF
A RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Carmen Célia Barradas Correia Bastos
p. 315-320
PDF
GESTÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM RECICLAGEM
Lemoel Pedro Maihach, Tiago Limanski, Suze Scalcon
p. 321-325
PDF
Normas para Publicação
ORIENTAÇÕES AOS AUTORES INTERESSADOS EM PUBLICAR ARTIGOS
Equipe Editorial
p. 327-328
PDF
Palavras-chave
caipiras
pesquisa qualitativa
diferença
identidade
sociologia da educação.
wunenburger
simbolização
educação ambiental.
horta escolar
linguagem
analogias
teseu
pecado
escrita
pigmalião
prática pedagógica.
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99256
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17286
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
14975
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14445
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13725
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13168
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12784
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10362
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10353
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9751