TESES E DISSERTAÇÕES EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL – De 1970 a 2002
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18432Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de analisar
características das teses e dissertações brasileiras com temática
educacional no período de 1970-2002. Foram analisados 282
resumos (216 dissertações e 66 teses) encontrados a partir de
pesquisa em 20 programas de pós-graduação de 13 instituições
onde haveria maior probabilidade de serem encontrados
trabalhos na abordagem, a partir de categorias previamente
extraídas da literatura da área e passíveis de análise nesse tipo de
material. Os orientadores que mais orientaram ao longo do
período foram Geraldina Porto Witter, Carolina Bori e Maria
Amélia Matos. A maior contribuição é advinda de programas
alocados na USP SP, UFSCAR e PUC SP, com forte concentração
da contribuição na região sudeste. Os trabalhos são
predominantemente empíricos (experimentais e descritivos)
com privilégio dos experimentais. O setting mais utilizado é a
situação escolar e dentre os temas escolhidos a maior
concentração é em “comportamentos ou habilidades
acadêmicas” e “investigação sobre metodologia de ensino ou
procedimentos de ensino-aprendizagem”. Os participantes são,
na maior parte, alunos e a quantidade apresenta tendência
indenida. As modalidades de ensino mais contempladas nos
estudos são a educação fundamental, seguida da educação
especial, em quantidades praticamente iguais. Recomenda-se a
vericação de períodos mais recentes nesse tipo de produção e
em outras para vericação das tendências e possíveis modicação
nas mesmas.
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